kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

domingo, março 02, 2014

OSCAR: MENOS QUALIDADE, MENOS INTERESSE, MAIS DO MESMO



Não vi todos os filmes nomeados para todas as categorias. Pode ser esta a razão que transforma qualquer opinião um acto precipitado e mal defendido. No entanto, os filmes que vi ao longo de 2013 - nomeados e não nomeados, ou seja, os que foram, a meu ver, injustamente nomeados e não nomeados - servem para compor uma imagem do que realmente interessa a Hollywood. Por outras palavras, os melhores filmes do ano vieram desses (aparentemente) sub-géneros que são os filmes estrangeiros e os documentários.

Captain Phillips é um normal filme de acção que entretém mas que está longe, muito longe de ser um dos melhores do ano. American Hustler é divertido mas denuncia a tentativa de um realizador cujo trabalho me interessa há já uns anos em ser Scorcese no lugar de Scorcese; todos os planos são Scorcese, o estilo é Scorcese e o ritmo e a forma da narrativa são mais Scorcese do que os últimos filmes do verdadeiro Scorcese. Tudo isto, alguém aqui ao meu lado destaca, com alguns tiques de Soderbergh e dos primeiros Paul Thomas Anderson. E sem necessidade, que David O. Russell já tinha provado ter uma assinatura e um estilo próprios. Dallas Buyers Club não deveria sequer estar neste clube de nove e Gravity é só o filme mais sobrevalorizado do ano. Sobre Nebraska já aqui disse tudo o que tinha a dizer: parece-me o filme mais interessante e verdadeiramente merecedor de uma série de estatuetas.

Contas feitas, entre os filmes que vi e os que não vi, uma ideia parece-me certa: de que esta vai ser mais uma cerimónia em que nenhum filme se vai destacar de forma esmagadora e em que, salvo raras e já anunciadas excepções, será complicado avançar com previsões. 

Outra ideia certa, uma verdade de La Palice e ao mesmo tempo uma sugestão: se não viram, vejam os documentários nomeados e não nomeados de 2013 e vejam os filmes estrangeiros nomeados e não nomeados. Vão descobrir que aí se esconde o melhor, mais interessante, mais entusiasmante e mais desafiante cinema de 2013. Algo que claramente já há muitos anos não interessa à academia.