kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sexta-feira, outubro 23, 2015

UMA CRÓNICA PEQUNINA SOBRE A GRANDE DESILUSÃO DO ANO QUE ATÉ É DA PIXAR E QUE ATÉ FOI UM TREMENDO SUCESSO



Não seria muito desafiante escrever um título que fosse mais longo do que o que há para dizer acerca de Inside Out. O filme da Pixar, que foi um tremendo sucesso de Verão - como tudo o que a Pixar fez e vier a fazer - é fraquinho. E é fraquinho a todos os níveis. O argumento, desde sempre um dos gigantes trunfos das obras daquele estúdio, é curtinho, desinteressante e um dos mais infantis alguma vez saídos das cabeças pixarianas; a animação, sempre muito boa, mas desta vez um tudo ou nada atrás dos seus antecessores; o humor, sempre rico e exigente, foi substituído por piadas fáceis e fofinhas; e tudo sabe a uma tremenda perda de tempo, a uma enorme desilusão a algo que foi feito assim a correr muito porque não podia passar um ano sem um novo filme Pixar. Se me perguntassem, diria que Inside Out foi feito pela equipa da Pixar que normalmente está sentada no banco. Assim ao género de «só entram em campo porque é um jogo da taça». 
Inside Out não presta para grande coisa, temo que Good Dinosaur lhe siga as pisadas e espero que seja Anomalisa a salvar um ano que, no que diz respeito à animação, está a ser um grande pastel cheio de ar. 
Será que isto significa que os grandes estúdios se sentaram à sombra fresquinha do sucesso e da qualidade das grandes obras de animação que fizeram tanto pelo cinema nos últimos 15 anos?