kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quarta-feira, março 04, 2015

UMA HOUSE OF CARDS PELA ESCADA ABAIXO



Parece ser um problema incontornável das séries de televisão, principalmente das made in USA: a dada altura tudo o que foi construído com qualidade, rigor e critério, dispara escada abaixo aos trambolhões e com estrondo. No caso da magnífica House of Cards a queda deu-se à terceira temporada – o que parece dar razão à teoria de um amigo que defende que as duas primeiras temporadas são escritas de uma vez para ver no que dá e que a terceira, em virtude do sucesso das que lhe antecederam, é rabiscada a correr muito para alimentar os fãs sedentos e aproveitar a onda positiva. No caso de House of Cards, no entanto, isso pode não ser verdade, tendo em conta os doze meses de intervalo entre a segunda e a terceira temporadas. e se não for verdade, então o acidente é ainda mais incompreensível.

E não havendo maneira de dizer isto de forma simpática, permitam-me uma introdução suave: House of Cards continua a ser filmada com uma mestria absoluta, bem escrita, interpretada por actores intocáveis no seu trabalho e servida por uma banda sonora arrepiante de boa. O que é que falha? O que não podia de modo algum falhar: o argumento.

A terceira temporada da série apadrinhada por David Fincher é chata, desinteressante e desencantada consigo própria. Não tem energia, não tem ritmo nem dinâmica; perdeu todo o veneno, os jogos de bastidores desceram ao nível do mais simples humano e o suspense morreu. House of Cards é hoje mais previsível que o pior episódio de Anatomia de Grey; é uma série rendida ao mais comum dos clichés, chegando ao ponto de ressuscitar memórias de uma guerra fria que ficou para sempre congelada na era Reagan. O duelo entre presidentes dos EUA e da Rússia, que ocupa nesta terceira temporada um considerável pedaço da intriga, chega a ser ridículo de tão bacoco e bafiento.

Não há como entender o que se passou no curto prazo – na verdade anormalmente longo – que separa o que foi um dos maiores fenómenos da produção televisiva americana deste objecto perfeitamente dispensável. É uma queda brutal e que não deixa antever melhoras breves, especialmente se tivermos em conta que a quarta temporada não foi sequer anunciada ao mundo. Por outro lado, o mesmo já aconteceu com outras séries de igual ou maior valor. Breaking Bad e Sons of Anarchy, só para não me alongar nos exemplos, tiveram temporadas absolutamente aborrecidas e que não pareciam ir a lado nenhum e sobreviveram-lhes, reinventaram-se e voltaram à boa forma inicial. É o que se deseja a House of Cards. Que se esqueça rapidamente do trambolhão ou que se esforce muito por o reconhecer para que o possa usar para se catapultar para uma quarta temporada que nos permita, espectadores atentos, esquecer que houve uma terceira.