kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quinta-feira, abril 30, 2015

OS CÃES MORDEM E A CARAVANA FICA SEM PERNAS



O dia 1 de Maio que se aproxima e o 25 de Abril em Portugal, representam para a luta do povo o mesmo que o 25 de Dezembro representa para os católicos: são dias simbólicos e nada mais do que isso. O dia 1 de Maio, o dia do trabalhador, foi importante quando se deu. Hoje, é uma data que merece ser lembrada e celebrada e que não merece, de modo algum, ser usada pelos revolucionários de bolso para fazerem de conta que estão na luta. O dia 1 de Maio e o dia 25 de Abril, nas mãos de políticos, sindicatos e adeptos dos partidos, são anedotas mal contadas, daquelas que até teriam piada se não fossem arruinadas por quem as diz.

No dia 1 de Maio, por exemplo, haverá manifestações simbólicas, protestos simbólicos, passeatas simbólicas, reuniões simbólicas e jantares simbólicos. Os sindicatos providenciarão um simbólico hastear das suas bandeiras, distribuirão panfletos simbólicos e farão discursos simbolicamente incendiários. No dia 1 de Maio, alguém algures não trabalhará e acreditará que isso é uma forma de protesto. No dia 1 de Maio alguém trabalhará e será achincalhado pelos que não trabalham, acusando-o de desrespeitar os valores desse dia.

Os sindicatos, como os políticos e os adeptos dos partidos, são maus comediantes que contam sempre a mesma piada mas que enchem o peito com orgulho porque a contaram mais uma vez. Acham que fazem um grande serviço, quando, na verdade, estão a contribuir para que o ecossistema criado para nos espezinhar se mantenha vivo e de recomendável saúde. Esta gente está para o bem-estar de um povo e de um país como os cientistas que fazem experiências em animais estão para as marcas de cosméticos.

E se calhar está na altura de acabar com tanta simbologia, com tanto folclore, com tantos postais ilustrados que de tão gastos que estão se tornaram totalmente ilegíveis.
Se calhar está na altura de encontrar novas formas de luta. Novas formas de manifestação.
Se calhar está na altura de acabarmos com greves que não são mais do que simbólicas e com protestos que não reflectem nunca o que realmente sentimos em relação aos que nos governam e às políticas que inventam para nos lixar mais um bocadinho.

A ditadura do proletariado, tão do agrado dos adeptos de esquerda, é a capacidade do povo em controlar o poder político. E já se sabe, há duas maneiras de controlar o poder político: através de eleições, se quisermos esperar o tempo entre dois actos eleitorais, e através da tomada do poder pela força.

Proponho uma terceira: obrigar o poder político a desistir. A desistir não só da cadeira do poder mas de toda a carreira política. Proponho sugar toda a liberdade e paz de alma aos homens e mulheres que nos governam; não lhes dar um só momento de descanso. Fazer com que se sintam de tal modo ameaçados, que não consigam fazer a sua vida normal; que não consigam ir à mercearia da esquina comprar pêras; que deixem de poder ir ao cinema com a família; que se sintam obrigados a mudar de casa ou a sair à rua apenas na companhia de seguranças. Proponho que os tornemos reclusos da vida que escolheram retirando-lhes qualquer réstia de liberdade pessoal. Proponho que sejam pirateados até ao fim dos seus dias; que vejam as suas contas bancárias reduzidas a zero, os seus dados pessoais expostos, a sua vida completa e liminarmente destruída. Proponho que os ameacemos a sério. Proponho que façamos com que tenham medo do seu povo. Um político sem medo das consequências das suas decisões é o animal mais perigoso à face da terra.

Se calhar está na altura de trocarmos o prato da balança que está mais em baixo.
Se calhar está na altura de fazermos greves sem data marcada e duração determinada e acima de tudo sem medo das suas consequências.
Se calhar está na altura de sairmos à rua e não sairmos dela tão cedo.
Se calhar está na altura de confrontarmos os nossos políticos cara a cara.
Se calhar está na altura de darmos menos importância ao hastear de bandeiras e ao cantar de hinos.
Se calhar está na altura dos cães pararem de ladrar e começarem a morder.
Se calhar já está na altura há muito tempo.

No Brasil foram semanas de manifestações porque o Governo queria aumentar o preço dos transportes. Em Portugal um Primeiro-ministro foge desavergonhadamente ao pagamento de impostos e a malta no café diz «que vergonha».


Se calhar está na altura de deixarmos de ser portugueses.