kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

domingo, novembro 30, 2014

OS COMUNISTAS TAMBÉM VÃO À ESCOLA



Sexta à noite entrei numa escola profissional a fim de assistir a um espectáculo de teatro. Na dita escola, também por força do que por lá se ensina, existe uma mesa destinada à exposição de diversos flyers que divulgam outros espectáculos de teatro, cursos e workshops, concertos e outras actividades de índole cultural e artística. Estava eu a passar os olhos por este painel de informação quando sou desviado para um pequeno flyer, tamanho postal, assim meio mal amanhado, uma fotocópia a preto e branco. Pensei videntes africanos ou um concerto punk numa cave qualquer? Nem um nem outro mas antes um flyer da juventude comunista com o sugestivo e muito explícito título LUTA PELOS TEUS DIREITOS! TOMA PARTIDO! ADERE À JCP! Assim, aos gritos, para os miúdos de 14 anos que estudam naquela escola não terem dúvidas.

E pus-me a pensar não será isto ilegal? Não será isto um claro desafio a qualquer regra de ética? Não deve ser, uma coisa destas não se fazia assim às claras sem consequências se fosse ilegal. E portanto…
Portanto, não sendo ilegal, várias conclusões se retiram deste flyer a convocar a criançada para se juntar às trincheiras da petizada comunista:
  1.           O PCP pensou muito atentamente no tio Mao e decidiu que ele tinha razão e que é de facto de pequenino que se torce o pepino;
  2.       Os outros partidos andam claramente a nanar e ainda não perceberam o potencial de recrutar novos aderentes nas escolas e outros espaços onde a juventude gaste o seu tempo;
  3.      Outras instituições podiam seguir o exemplo da JCP e deixar o mesmo tipo de divulgação nas escolas. Os escuteiros, por exemplo, ou a igreja católica que, dessa forma, poderia facilmente inverter a tendência negativa e aumentar exponencialmente o número de novos sócios; 

Para além disso uma ideia nunca é uma ideia à prova de bala e há sempre como melhorá-la. Por essa razão, deixo aqui a minha pequena contribuição em jeito de conselho ao comité central do PCP: porque não partem para outros espaços e outros escalões etários e até para outras formas de angariação de soldados? Podiam, por exemplo, começar a trabalhar nos infantários; os miúdos em idade pré-escolar não resistem a um bom balão e toda a gente sabe que um balão vermelho (porventura até com a famosíssima silhueta do Che) daqueles cheios de hélio é coisa para chamar a atenção dos pequenitos aí a uns bons duzentos metros.

Podem também intervir junto dos orfanatos e convencer a criançada que por lá mora de que se estão ali a culpa é das políticas de direita e ainda fazê-los acreditar de uma vez por todas que não, não querem ser adoptados por homossexuais que os tios russos e chineses não gostam lá muito dessas modernices. Podem fazer tudo isto com um simples caderno para ilustrar e muitos crayons vermelhos.

Por fim, uma sugestão que tem mais a ver com a gestão dos conteúdos deste tipo de divulgação. O flyer que trouxe da escola tem aquele palavreado e discurso já tantas vezes engolido e vomitado que o PCP usa em tudo o que comunica. Já sabem, são as conquistas de Abril, os filhos da revolução, a força da luta e tantas outras patacoadas que, sinceramente, já ninguém aguenta. Se querem modernizar as formas de angariação de camaradas, convém que modernizem a linguagem e que a tornem compreensível especialmente para putos de 14 e 15 anos, que não só não percebem nada de política, como não percebem nada de, convenhamos, muita coisa…
espera lá…

já percebi! Boa, PCP! BEM VISTO, CAMARADAS! (Assim, aos gritos)