kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quarta-feira, maio 18, 2011

PODIA SER BOM, MAS...


Entretanto, a RTP ataca o universo dos reality shows com uma farsa que caricatura o formato que revolucionou a programação televisiva. A coisa chama-se O Último a Sair e é uma ideia de Bruno Nogueira, supostamente.

E sinceramente parecia-me ser uma boa ideia, não só pelo objectivo proposto, como pelos convidados/«concorrentes» - é louvável, a presença do ínfame Batatinha, por exemplo. E, no entanto, nada resulta neste programa que tinha um potencial ilimitado. E não funciona porque começa logo com o mal de que todos os produtos humorísticos portugueses padecem: O Último a Sair é um programa humorístico sem piadinha nenhuma. Porque é um produto RTP. Porque é um produto de um canal português, na verdade. Porque não arrisca mais do que lhe é permitido. Porque quer, disfarçadamente, ser politicamente correcto, quando se lhe pedia precisamente o contrário.

Dez pontos à RTP por ter aceite uma proposta inovadora - e que, no rascunho pouco ou nada teria a ver com a política do canal mais quadrado cá do burgo - mas falta a vermelho pela má concretização de um produto que, bem feito, era coisa para fazer história.