kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sexta-feira, maio 06, 2011

UM PESADO TIRO NO PÉ


Ainda mal começou e a SIC já conseguiu arruinar a melhor hipótese que tinha de começar a lutar com a TVI, ombro a ombro, pelas audiências. O programa Peso Pesado, versão tuga do original The Biggest Looser, é um lixo. Assim, sem mais. É mal realizado, mal filmado, mal iluminado, mal sonorizado; a Júlia Pinheiro não pertence ali e os professores são tudo menos telegénicos.

O que é que se safa? Como sempre, os concorrentes. Mas é pouco, pese embora sejam concorrentes com uma cubicagem diferente dos habituais reality shows da nossa televisão. O programa tem tudo menos entretenimento, é mole, arrastado, lento e contraria tudo o que representa. Um exemplo: vinte minutos do programa americano representam cinco finalistas a serem confrontados com o seu eu do passado, um série de exercícios, uma pesagem eliminatória e a chegada a casa da concorrente eliminada. Isto tudo, com comentários pelo meio, claro. Vinte minutos da versão portuguesa, transmitida ao mesmo tempo, diga-se, representam dois concorrentes e um cozinheiro que lhes ensina a cozinhar salmão...

A SIC descobriu a fórmula perfeita para tornar difícil tudo o que é fácil. Para além de que tudo o que produz denota desorganização e desespero. O canal de Carnaxide quer chegar a algum lado, mas sem saber como nem com quem.