kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sexta-feira, julho 18, 2008

SÓ PARA CHATEAR...

Zack Snider, o realizador que adaptou a Graphic Novell "300", de Frank Miller, não satisfeito com a façanha - ninguém diria ser possível a transposição - atirou-se a outra banda desenhada considerada sagrada e infilmável.
"Watchmen", de Alan Moore e Dave Gibbons, é um daqueles monumentos aos quadradinhos que toda a gente sempre quis filmar - e que os fãs sempre quiseram ver filmado - e foi talvez a primeira banda desenhada a ser considerada como mais do que somente literatura juvenil, tendo sido incluida na lista das 100 best English-language novels from 1923 to the present da revista Time . A sua complexidade sempre fez crer que nunca nenhum realizador seria capaz de o realizar correctamente. Snider discordou e aproveitou o voto de confiança adquirido com o maravilhoso trabalho feito com "300" e gastou dinheiro como um louco, não olhando a meios para fazer uma versão cinematográfica de "Watchmen" que, em alguns quadros e cenários, é uma cópia exacta dos desenhos de Gibbons. E ver personagens como Dr. Manhattan, Night Owl,
Silk Spectre e The Comedian transformadas em pessoas reais, de carne e osso, é coisa para deixar pregado ao chão qualquer leitor de banda desenhada. O elenco, maioritariamente desconhecido do grande público, traz aquela surpreendente garantia de credibilidade não muito comum à maioria dos blockbusters, e essa ainda é uma das coisas que me dá parazer no cinema de hoje em dia.
Ver o trailer de "Watchmen" representa, para todos os que já leram os livros, uma estranha sensação de "como!?", que se instala logo aos primeiros segundos e que cresce para um sentimento de perfeito embasbacamento.
O mau da coisa? A estreia está marcada para 2009...