kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quarta-feira, julho 02, 2008

THE INCREDIBLE HULK

A única verdadeira supresa, sinceramente, foi aperceber-me de que este novo filme sobre a personagem Hulk, foi realizado como se não tivesse havido o primeiro, o de Ang Lee. Coisa estranha e pouco comum nesta coisa das sequelas e nomeadamente nesta nova moda das séries de filmes baseadas em BD.

Este Hulk é muito diferente do primeiro, sem que isso seja obrigatoriamente mau. O outro, o de Ang Lee, tinha uma vantagem significativa ao tentar não enveredar pelo cinema de acção puro e duro, e tentando trazer à história de Bruce Banner e do seu monstruoso alter-ego alguma dimensão humana. Este novo filme tem logo à partida duas vantagens que merecem destaque: um Bruce Banner a sério, representado por um grande actor - Edward Norton -, que não precisa do realizador ou do argumentista para dar ao seu personagem todo o drama que deve ser levar a vidinha naquelas anormais circunstâncias; e porque tem um Hulk tal e qual como o conhecemos dos livros, irracional, anormalmente irado e sem limites para a violência que consegue produzir e para os estragos que pode provocar.

A primeira hora de filme é bastante boa e sem conseguir evitar a acção gratuita e a espectacularidade boçal. A coisa só descamba mesmo quando o realizador acha necessário fazer uma curva apertada, sair do caminho, e enveredar pelo confronto entre duas criaturas monstruosas, em Nova Iorque - onde mais? - e promover um espectáculo de efeitos especiais digno do melhor(!) Jerry Bruckheimer. Isto tudo sem que ninguém o fizesse prever. É pena, porque até aí a coisa estava a correr benzinho, sem grandes invenções ou pretensões, e de uma forma bastante divertida e agradável.

Como agradáveis também são as piscadelas insuspeitas a uma próxima sequela, desta feita com um enorme upgrade - nomeadamente a última cena do filme, em que temos a oportunidade de assistir a um verdadeiro mash up entre este e outro filme que ainda anda pelos nossos cinemas.



Etiquetas: