kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quarta-feira, julho 16, 2008

FILMITOS





Um super-herói politicamente incorrecto a 100%, mal educado, alcoólico, preguiçoso e que não olha aos estragos que provoca para poder resolver as situações com que se depara é idéia para deixar muita gente a salivar. Saber utilizá-la já não parece ser coisa para qualquer um. E "Hancock" é precisamente isso, uma genial idéia com um fraquinho realizador atrás dos comandos.

A história é muito simples e é apenas aquilo que escrevi umas linhas acima. Will Smith é um super-herói em tudo parecido com o famoso Super-Homem. Tudo, não. O tipo consegue voar, aguenta com um comboio no lombo sem sequer torcer um pé, e tem uma força infinita. A única diferença é que sempre que tem de intervir numa perseguição a um grupo de assaltantes, por exemplo, destrói tudo o que lhe aparece à frente antes de os conseguir apanhar. E o público começa a ficar farto de Hancock.
Um dia, um relações públicas a quem o herói salva a vida decide ajudá-lo e tenta melhorar a sua imagem junto do povo americano. É nessa altura que descobrimos que Hancock sofre de uma profunda amnésia que o impede sequer de saber quem é realmente. E a coisa continua a prometer, até ao momento em que o realizador, Peter Berg, se decide a apressar o andamento do filme, a sacrificar algum do humor e a dar alguma seriedade à história, e a basicamente mandar tudo por água abaixo.

É pena. Não é todos os dias que vemos uma estrela do peso de Will Smith embarcar num anti-blockbuster, a dar a má imagem de um insolente meio vadio, meio herói de banda desenhada e a contribuir para se pôr em práctica o que podia ser realmente uma história do caraças!
Peter Berg está entretanto a iniciar o remake de "Dune" e a minha preocupação é, como não podia deixar de ser, imediata.









Fortemente aconselhado e sempre na perspectiva de ser um filme de puro etretenimento -, decidi-me a ir ver "Wanted", a experiência americana de Timur Bekmambetov, o realizador de "Night Watch" - filme que nunca vi mas que sempre me despertou uma enorme curiosidade.
"Wanted" é tão banda desenhada quanto "Hancock". Igualmente inverosímil mesmo que nenhum dos seus personagens consiga voar, parar balas com o peito ou atirar tanques de guerra a quilómetros de distância com um bofetão. Aqui estamos no território do filme-desbunda, das perseguições de carro alucinantes, dos tiroteios insanos, da câmara lenta abusadora e da porrada de criar bicho. A história do filme, mais reviravolta, menos reviravolta, é bastante simples e serve apenas como ponto de partida para duas horas de diversão absoluta e sempre com os dentes cerrados.
Simples: rapaz inútil e absolutamente entediante descobre que é uma das poucas pessoas no mundo que nasceram para ser assassinos viscerais, com capacidades que a maioria dos comuns mortais nunca conseguirão ter: aumentar o ritmo cardíaco para 400 batidas por minuto para potenciar os sentidos e ver tudo em câmara lenta, uma capacidade regeneradora anormal e a habilidade suprema: disparar balas em curva. Tudo isto e mais uma pancada de coisas de que ninguém seria capaz fazem dos homens e mulher que compõem a "Irmandade" uma espécie de super grupo de heróis anónimos que tratam de manter o equilibrio do mundo.
A acção é constante, electrizante, empolgante e viciante e quando saímos da sala damos por nós a conduzir de forma desportiva e a olhar para toda a gente com cara de mau. Ou seja, a coisa funciona e de que maneira. Pena é que a recta final do filme seja tão morninha. Depois de tanta explosividade era de esperar um final em grande, ainda mais bombástico e arrasador. Mas não. A grande sequência de acção final tem um finzinho rápido e sensaborão, e o epílogo é ainda mais tímido e desinteressante. É pena. Como é pena um pormenor que muitos poderão considerar insignificante mas que faz pensar: James McAvoy, o actor principal, é escocês e tem um sotaque absolutamente fantástico, e que encaixava perfeitamente neste filme. Em vez disso temos um actor a esforçar-se como pode para falar um inglês americanado perfeito. Estranho...
De resto "Wanted" tem um elenco de luxo, encabeçado pelo já referido McAvoy, e com nomes como Angelina Jolie - mais bonita do que nunca -, Morgan Freeman e o grande Terence Stamp. E é tudo mesmo bastante divertido. Merece a visitinha com muitas pipocas e baldes e baldes de Coca-Cola, mesmo com um final tão frouxo.