kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quinta-feira, julho 03, 2008

HASTA EL TERRORISMO SIEMPRE!




A propósito desta recente polémica em torno das FARC e da sua presença na festa do Avante – se é que realmente isto se envolve do interesse necessário para se considerar sequer como polémico – apraz-me dizer o seguinte: As FARC são as Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia–Ejército del Pueblo – designação que se reveste de especial cariz cómico quando confrontada com os 93% de colombianos que não concordam nem um bocadinho com as suas acções – e são um exército de terroristas, que os românticos nostalgico-saudosistas da Internacional Comunista insistem em intitular de guerrilheiros, e a quem os governantes perfeitamente insuspeitos de Cuba e Venzuela chamam carinhosamente de insurgentes. Pois bem, estes «guerrilheiros» revolucionários marxistas-leninistas andam há cerca de quarenta anos a lutar pela implantação do socialismo na Colômbia, coisa digna e claramente uma das boas razões para se criar um grupo de terroristas. Perdão, de bravos insurgentes.

Entretanto, e como isto de implantar o socialismo pode ser coisa para demorar uns anitos, a malta lá da guerrilha decidiu meter-se, e só para entreter, no comércio de estupefacientes – coisa que carece de provas fidedignas, mas que parece fazer sentido quando ficamos a saber que dificilmente encontraremos no planeta um grupo paramilitar tão bem armado. Porque isto de lutar (mais uma vez) pela implantação do socialismo, pelos direitos do agricultor e ao mesmo tempo ser uma força de bloqueio ao poderio americano na região, requer o armamento mais moderno que existe à venda. O que volta a ser terrivelmente engraçado, já que normalmente a linha da frente no que a armamento diz respeito está ocupada por Israel e Estados Unidos. Ou seja, o bicho papão destes guerrilheiros. Como o armamento mais avançado por si só não é suficiente, os moços resolveram adoptar técnicas alternativas para, basicamente, levar a água ao seu moinho. Raptos aleatórios, ataques a zonas onde moram civis – o que faz com que em certas partes da Colômbia o êxodo das populações seja neste momento um problema sério -, e utilização de crianças como soldados e como espiões, ao mesmo tempo que as acusações de total desrespeitos pelos direitos humanos dentro do grupo se multiplicam – casos de violações (que o aspeco roliço das moças ali em cima pode ajudar a explicar) e torturas aos que tentam fugir da organização e que muitas vezes resultam na morte das vítimas. No fundo uma série de barbaridades que desdizem por completo os objectivos que as FARC tão orgulhosamente defendem e pelos quais tão covardemente lutam.


Posto isto, resta-me acrescentar só mais duas coisinhas:As FARC foram fundadas pelo Partido Comunista Colombiano mas as coisas só correram bem até ao momento em que as suspeitas de tráfico de cocaína começaram a ser mais do que meros boatos. A separação aconteceu e, ao que parece, deu origem a um novo movimento político auto intitulado Partido Comunista Colombiano Clandestino. Isto é a primeira coisa.
A segunda coisa, e que existe como consequência da primeira, é o facto de não se compreender realmente por que razão é que o outrora braço armado de um Partido Comunista, que já há muitos anos não conta com o apoio desse mesmo partido, é convidado para uma das maiores festas comunistas do mundo!Essa é que ninguém consegue explicar sem se ouvir um gigantesco, e no entanto mudo, “UPS!”.
Há coisas incríveis, não há? Há e estão algures na selva colombiana. E já agora, porreiro, porreiro, era os tipos lá das FARC virem realmente, e mais uma vez, ao Avante, apresentarem-se como agricultores colombianos e venderem na sua humilde barraquinha os produtos da sua colheita. Isso é que era um Avante de arromba!

1 Comments:

  • At 23:51, Blogger baba said…

    Olha eu gostava que me raptassem!

     

Enviar um comentário

<< Home