kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

domingo, junho 12, 2011

INTERESSE PÚBLICO


Diz a Câmara do Porto, que a decisão de encerrar o Mercado do Bom Sucesso se deve ao interesse público. O que a Câmara do Porto não diz, e que a mim me provoca uma forte curiosidade, é qual é este interesse público. Será o interesse público dos vendedores? Será o interesse público dos clientes? Ou será o interesse público dos que, mesmo nunca tendo sequer entrado no mercado, se importavam com esse património da cidade?
É impressionante, a forma leviana como o poder político continua a demonstrar uma gritante insensibilidade por coisas que ultrapassam o universo financeiro. Mercados como o Bolhão ou o Bom Sucesso, podem já não ser importantes como há umas décadas; podem mesmo não ser fundamentais para a economia local e para o bolso dos que ainda gostam de recorrer ao comércio tradicional - mesmo tendo em conta este novo conceito de comércio tradicional, quase um postal ilustrado para turista ver.
No resto da Europa, os mercados tradicionais são local de passagem obrigatória e não só para os estrangeiros que os visitam. São centros comerciais e culturais, bem preservados e tratados, pelos respectivos poderes autárquicos, com o respeito que merecem. São fonte de rendimento local por isso mesmo; porque foram melhorados, e porque são mais do que meros mercados de venda de fruta, peixe e legumes.
Em Portugal, mais concretamente no Porto, opta-se por transformar os mercados como o do Bom Sucesso, em hotéis e galerias comerciais. Ou seja, se quisermos pegar neste assunto de forma mais metafórica, podemos concluir que se o Mercado do Bom Sucesso fosse um idoso a viver em casa de Rui Rio, não teria muito tempo de vida. Rapidamente levava uma injecção atrás da orelha e era vendido às peças ao mercado negro de órgãos humanos. Porquê? Porque dá muito trabalho e rende pouco.