kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sexta-feira, setembro 30, 2011

O MIGUEL SOUSA TAVARES É UMA BESTA

E não é uma besta por defender as touradas. É uma besta, enorme besta ignorante, por usar argumentos que nem uma criança de cinco anos utilizaria para as defender. Coisas tão estúpidas como dizer que se acabarem as touradas o touro inevitavelmente extingue-se porque ninguém o vai querer criar. Coisas tão inacreditáveis como comparar as touradas aos combates de boxe ou às corridas de automóveis ou, pior ainda, achar que a Casa dos Segredos é mais degradante que a arte tauromáquica. Coisas tão burras como justificar a manutenção da tradição das touradas em Espanha porque pintores como Goya ou Dali já lhe dedicaram telas e tintas. Sinceramente? Nem parece de uma pessoa aparentemente inteligente e com opinião (do nosso agrado ou não) habitualmente bem formada.

As touradas são um espectáculo degradante por duas muito simples razões: são uma actividade económica que gira em torno do sofrimento de um animal e desrespeitam a declaração dos direitos dos animais aprovada pela UNESCO em 1978 e que, entre outras coisas apresenta as seguintes indicações:

"nenhum animal deve ser submetido a maus-tratos ou a actos cruéis", (artº 3º), ou "explorado para DIVERTIMENTO DO HOMEM" (artº 10º), e "as cenas de violência de que os animais são VÍTIMAS devem ser INTERDITAS no cinema e NA TELEVISÃO" (artº 13º).

Tudo isto diz respeito (também) às touradas, ou eu estou a ver mal este assunto? Vamos por partes: actos crueis e maus-tratos a animais? Confirma. Animais explorados para divertimento do homem? Confirma. Cenas em que animais são vítimas de violência interditas na televisão? Não confirma. E não confirma porque, e como já aqui disse em outras alturas, temos dois canais de televisão que promovem corridas de touros, a TVI e a RTP.

E isto tudo na semana em que, e como já devem ter percebido, a Catalunha organizou a sua última corrida de touros. Para sempre. A última. Isto tudo no dia seguinte a mais uma corrida de touros RTP em que o primeiro ferro espetado pelo primeiro cavaleiro no lombo do touro, deixou à vista uma bandeira com o logótipo do canal do Estado. Canal do Estado que usa dinheiro do Estado para patrocinar o tal espectáculo em que animais são vítimas de maus-tratos e crueldade e violência. Tudo isto perante a nossa placidez e complacência. Tudo isto em nome da tradição e porque Goya até pintou quadros.

E eu não tenho como não me rir da estupidez dos que ainda argumentam em favor da continuidade das touradas. Dos que dizem que os animais não sofrem. Dos que dizem que os touros até foram criados para aquilo - como se fossem resultado de um trabalho de laboratório. Rio-me e espero pelo dia em que algum governo português tenha a coragem de assumir o fim de um alarvidade só comparável aos argumentos de Miguel Sousa Tavares.


2 Comments:

  • At 02:03, Anonymous Anónimo said…

    A imbecilidade de um individuo mede-se pela forma como comenta assuntos polémicos colocando-se num papel ridiculo de se achar na posse de verdades inquestionaveis.
    Toda a gente debate o problema touradas!!!! Já o Nuno... O Nuno não tem dúvidas!!!! O Nuno sabe mais que todos os outros!!!!
    Há várias gerações que a civilização se debate com este tema. Touradas: tradição? garantir a espécie? Ou proibir sabendo que imediatamente deixarão de criar esta espécie de gado que não serve para mais nada a não ser para tourear?
    Valha-nos a nós Portugueses que temos um iluminado com resposta baseado em certeza absoluta!!! Que andou todo o mundo a pensar anos a fio? Perguntavam ao Nuno que ele sim é detentor da verdade!!! Sem qualquer dúvida!!!! Ele chega a ser mais iluminado que o MIguel de Sousa Tavares!!! Se a SIC o descobre...

     
  • At 15:30, Blogger karmatoon said…

    É com imensa pena que só agora vejo o comentário de alguém que, por não assinar o que defende, terei de chamar de anónimo. Não sou homem assim de tantas certezas e não sei de onde tirou essa ideia, anónimo, mas agradeço-lhe a admiração. Tenho algumas certezas absolutas e todas em torno deste assunto:
    tenho a certeza de que não há argumentos que validem uma actividade chamada tortura;
    tenho a certeza de que a sua imbecilidade, ó anónimo, não tem tamanho a partir do momento em que defende a existência da tourada com o argumento «vamos manter a espécie». Estas são as minhas certezas, não de iluminado, que decididamente não sou, mas de alguém que de facto pensa nas coisas. E de alguém que sem se esconder atrás do anonimato assume isto: quem defende as touradas, especialmente quem as defende com os mesmos argumentos que aqui tão claramente deixou, anónimo, só precisava de mais dois pontos no QI para começar a ladrar. Obrigado.

     

Enviar um comentário

<< Home