kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quinta-feira, setembro 25, 2008

SINES FERNANDES



O meu avô foi correspondente de guerra em Angola. Não sei bem explicar como chegou a essa posição, mas sei que, como em tudo o que fez na vida, o conseguiu somente por acreditar que era capaz de o fazer.
Nesta fotografia, o meu avô é o homem que está deitado na maca. Tinha acabado de sofrer o acidente que lhe partiu uma ou duas vértebras, e que o atirou para uma cama de hospital e para uma lenta e terrível recuperação que duraria meses, anos.
Sempre olhei para esta imagem com um orgulho desmedido e que nunca soube bem explicar. Antes mesmo de saber a história da vida dele, e antes sequer de a compreender, já sentia esta vaidade no meu avô. Ver esta fotografia sempre me fez sonhar; sonhar em fazer o mesmo que ele, ser correspondente de guerra, escrever para vários jornais e assinar "Sines Fernandes". Consegui-o nos poucos meses em que trabalhei para o jornal O Jogo, mas a coisa não durou o tempo que eu queria, e obviamente não me levou a ser correspondente de coisa nenhuma. O mais longe que fui foi a Ovar, fazer a cobertura de um jogo de basquetebol entre a Ovarense e um clube francês, trabalho que me soube terrivelmente bem e que me fez sentir um jornalista a sério.
Isto tudo para dizer que, 17 anos depois de ter interrompido um caminho - destesto utilizar a expressão "caminho" - escolhido absolutamente contra a vontade dos meus pais, volto a decidir pelo ilógico e pelo aparentemente irracional, na tentativa de ainda ir a tempo de recuperar um sonho.

O próximo post chama-se "O Blog do Desempregado"...

2 Comments:

  • At 16:59, Anonymous Anónimo said…

    Olá! O meu nome é Mª Adelaide sou irmã do teu avô Manuel. Posso informar-te de mais coisas sobre ele.Moro em Lisboa

     
  • At 20:20, Anonymous Anónimo said…

    olá Maria Adelaide. Eu sou a Maria Helena filha do seu irmão Manuel e gostava muito de te conhecer pessoalmente ou mesmo trocarmos noticias. Vivo em Gaia e sou mãe do Nuno que é o dono deste blogue. O meu telemóvel é 919338770. Como não deixou o seu contacto não o posso fazer doutro modo. Agradeço que dê noticias. Um abraço

     

Enviar um comentário

<< Home