kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quinta-feira, junho 12, 2008

THE HAPPENING




E pronto, o cineasta mais excitante da última década perdeu a paciência e atirou-se para o cinema de adultos. Mas de adultos a sério! M. Night Shyamalan tinha, até agora, filmado histórias de crianças de uma forma não tão infantil quanto isso, mas agora, com "The Happening", decidiu-se a fazer uma coisa dura, explicitamente violenta e que, a dizer pelo trailer - este, uma versão que não passou nos nossos ecrãs -, não é para meninos.
Como já é costume não nos mostra realmente nada de concreto, o que só serve para aumentar ainda mais a curiosidade em torno das suas obras.
O que se sabe? Algo está a acontecer à população mundial e não se sabe bem ao certo o que é. Não é bom, isso é evidente, já que a malta começa a cair morta sem mais nem porquê ou pura e simplesmente a cometer suicídio. Das piores formas possíveis!
A coisa promete, para já pela habitual e espectacular forma com que Shyamalan filma as suas histórias, e que neste "The Happening" foi levada ainda mais longe. Para terem uma ideia, numa cena em que dezenas de transeuntes tombam inanimados em plena baixa de Sidney, o realizador não fez a coisa por menos e filmou a sequência sem aviso prévio. Ou seja, o que se vê no resultado final são as reacções genuinas de quem estava a passar na rua naquela altura e foi completamente apanhado de surpresa - a cena, já agora, não foi usada no filme mas serviu para perceber como as coisas deveriam ser feitas.
Vejam as imagenzinhas e tirem as vossas conclusões...