kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quinta-feira, janeiro 17, 2008

KARMABOX WITH A VIEW - DOUBLE EDITION

E agora podia muito bem fazer como no post anterior e criar um link directo para (novamente) o blog do Carlos, mas quero ter a honra de publicar estes dois momentos aqui no meu cantinho.

Do primeiro já tinha aqui falado, e na altura desafiei o Moura a tentar publicar o video de Bruce Springsteen ao vivo em Dublin, interpretando o clássico "Pay Me My Money Down". Passado um par de meses desde que o vi pela primeira vez - e boquiaberto - em casa do Carlos, ele aqui está, em todo o seu esplendor e beleza. Digam o que disserem, ninguém demonstra este prazer de estar em palco entre amigos, esta alegria em fazer o que mais se gosta, que o boss carrega às costas há já algumas décadas. E sem perder fulgor.
Durante a tournée deste espectáculo, a coreografia desta música em particular foi sempre a mesma, com todos os músicos a virem à boca do palco brindarem o público e incluí-lo na sua festa particular. Este concerto foi diferente. Neste, o público irlandês foi surpreendido por um mimo mais especial de Bruce, e o finalzinho do vídeo, a prová-lo, é de uma intimidade e cumplicidade comoventes.




O segundo momento, mostra uma grande, enorme, senhora da música, e que infelizmente já não anda tão activa como nas décadas de oitenta e noventa: Annie Lenox.
Ao vivo no Live8, a vocalista dos extintos Eurithmics esmagou, com a sua voz e com as imagens projectadas no ecrã de pessoas infectadas com o vírus do HIV, todos os que estiveram naquele estádio. Ao ponto do silêncio ter sido quase total. A música termina como terminou sempre. Da mesma forma, da mesma maneira, mas aqui com um peso totalmente diferente. Porque de repente as imagens daquelas pessoas adquiriram uma força e uma lógica que até aí ainda não tinham sido percebidas. Quando Lennox nos pergunta "do you know what I feel", sentimos uma vergonha inexplicável, porque de facto não, não sabemos.

Etiquetas: