kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

domingo, janeiro 13, 2008

VIVA A FNAC!!

Porque me deu a hipótese de comprar, de um assentada e a óptimo preço, três dos filmes obrigatórios minha na lista dos favoritos: "Garden State", "21 Gramas" e "Do The Right Thing".
Falarei dos dois últimos lá mais para a frente neste blog - embora já exista por aqui um post dedicado ao filme de Spike Lee -, porque hoje fica a referência mais que merecida ao primeiro filme escrito e realizado pelo jovem actor Zach Braff.
Como actor, Zach ficou por cá conhecido (se é que ficou...) como o jovem médico da fabulosa série Scrubs, exibida há um par de anos pela SIC Radical. Como realizador, não poderia ter melhor começo. "Garden State" é um filme delicioso, tocante e com um sentido de humor quase sempre nonsense e muito ao jeito de um Al Hartley. É, acima de tudo, uma obra sincera e de uma sensibilidade nem sempre fácil de se encontrar no cinema mainstream. Tem uma banda sonora de luxo, e que encaixa na perfeição no tom do filme, e interpretações todas elas brilhantes, nomeadamente do trio Zach Braff, Natalie Portman e Peter Sarsgaard.
Zach Braff consegue filmar a história (quase) auto-biográfica, que escreveu quando ainda estava na faculdade, com a mestria e a segurança dos mestres do cinema independente americano.Não consigo mesmo encontrar uma única falha em "Garden State", o que acaba por não supreender num filme tao simples e no entanto tão poderoso.