kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quinta-feira, junho 14, 2007


Ontem vi o início e o final do meu filme preferido - Seven, de David Fincher - e só por motivos de força maior não me colei ao ecrã as quase duas horas que ficam pelo meio.
Nunca me canso dele, e fico sempre maravilhado. No entanto, ontem dei por mim a pensar que era menino para vender a minha alma ao diabo – entidade sempre presente ao longo do filme – pela possibilidade de voltar a sentir o impacto que é ver esta obra prima pela primeira vez. Lembro-me perfeitamente da crescente sensação de pressão no peito que me acompanhou na longa e incrível sequência final. Acho que cheguei a sentir medo, ou pelo menos a mesma apreensão que a dada altura é mais do que evidente nos rostos dos dois detectives – Brad Pitt e Morgan Freeman. Digam o que disserem, raramente alguém terá conseguido filmar sentimentos retorcidos e doentios como Fincher o fez neste filme. O incómodo que é imaginar alguém amarrado a uma cama durante um ano inteiro, alimentado a medicamentos e lentamente a enlouquecer, é demasiado para estômagos menos preparados, e essa cena – uma das mais bem realizadas que vi até hoje – transmite impecavelmente e em doses perfeitas, o suspense, o nervosismo miúdo e o horror da situação. Para além de que todo este ambiente pesado e incomodativo está bem presente desde o genérico inicial, que imediatamente nos coloca em sentido e nos faz pensar que estamos num sítio onde não queriamos nada estar...
Tenho o DVD lá em casa, e vou-me obrigar a vê-lo novamente. Com calma e atento, mais uma vez, a todos os pormenores.


O genérico




A cena de perseguição brutal




A sequência final


2 Comments:

  • At 22:11, Blogger pinkpoetrysoul said…

    tenho esse dvd mesmo aqui ao lado e nc tive curiosidade de ver...mas já que é tua sugestão e tens bom gosto, vou assistir no fim de semana =p beijinho!!

     
  • At 15:17, Blogger Henrique da Silva said…

    Eu até tava a acreditar no teu bom gosto relativamente a 7ªarte, mas depois que vi o teu bigodinho... perdi as esperanças ;)

     

Enviar um comentário

<< Home