kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quarta-feira, junho 13, 2007




Para lá de toda a polémica em torno da localização do novo aeroporto internacional - Ota ou Alcochete -, e para lá da questão do impacto ambiental - parece-me claro que o impacto existe sempre, mas enfim -, há uma dúvida que me incomoda e que deixo aqui para quem souber/quiser responder: é realmente necessário construir um novo aeroporto internacional?
Eu peço desculpa se a dúvida é idiota, mas a verdade é que ainda não me informei convenientemente acerca desta questão. Ultimamente, e como quase tudo na minha vida, tenho ouvido as notícias na diagonal e ainda não percebi completamente este problema.
Sinceramente, e assumindo esta minha ignorância, isto tudo me parece aquela malta que mesmo não tendo um tostão no bolso, sente uma forte e irresistível necessidade de manter as aparências. Vestir a melhor e mais cara roupa, conduzir os melhores e mais caros carros, enfim, gente que não tem dinheiro para pagar as contas mas insiste em comprar lagosta para receber os amigos lá em casa.
Estarei enganado?

2 Comments:

  • At 18:23, Blogger Carlos said…

    É.
    É preciso um novo aeroporto.
    Õ aeroporto da Portela está a arrebentar pelas costuras.
    Quando se fala de um aeroporto em excesso de lotação, há que levar em conta que não estamos só a falar do espaço físico, no chão. Esse espaço, no que toca a Lisboa, já está super-utilizado. O maior problema está nos corredores aéreos. Os aviões "fazem fila" para esperar a sua vez de aterrar, e aí começamos a ter engarrafamentos. Muitos vôos têm que ser canalizados para o Porto, que também não tem suporte para muito mais.
    Além da complicação de tráfego aéreo, estamos a falar de uma movimentação massiva a baixa altitude sobre a cidade de Lisboa. Há riscos, claro - um avião em aproximação à Portela que tenha problemas terá sérias dificuldades em não acertar num prédio de escritórios.
    Á semelhança das principais capitais mundiais, temos que afastar o tráfego aéreo das zonas urbanizadas (especialmente do centro da capital) e temos que construir um aeroporto que permita receber mais aviões com mais segurança e responder aos pedidos de tráfego aéreo para e através de Portugal, que neste momento não conseguimos satisfazer.
    Um novo aeroporto permite isto e mais: podemos passar a ter novo vôos low-cost, mais tráfego aéreo internacional que faça escala em Portugal, etc, etc, etc.
    Pessoalmente, não me agrada a Ota (que considero longe demais de Lisboa). Alcochete parece-me uma boa solução, embora exista toda a questão ambiental.
    Quanto à questão financeira, é melhor pensarmos noutras, como a do TGV, por exemplo, que a meu ver não vai acrescentar grande espingarda.

     
  • At 14:05, Blogger karmatoon said…

    Hmmm, bem escrito, bem argumentado, eloquente e claro. Assim és, Carlitos. No entanto ainda não me convenceste. Continuo a achar a hipótese de manter a portela, mas com outras condições -à semelhança do que se fez com o nosso Sá Carneiro - mais viável e razoável.
    A não ser que queiram transformar o aeroporto da Portela num novo mega shoping, com corredores com nomes como Alameda Sacadura Cabral, e Rua das Torre de Controlo...

     

Enviar um comentário

<< Home