kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

terça-feira, junho 12, 2007

E UM GAJO AINDA SE RALA...




Ora bem, de acordo com a Wikipedia é assim:

"O Hamas (acrónimo de Harakat al-Muqawamah al-Islamiyyah, ou حركة المقاومة الاسلامام em
árabe) é um movimento político Palestino, cuja sigla designa o Movimento de Resistência Islâmica, ou seja, luta contra a existência do Estado de Israel (estado esse criado após a Segunda Guerra Mundial para abrigar judeus).Criado, em 1987 na cidade de Gaza, a qual se situa na Faixa de Gaza, preconiza a luta contra Israel, por todos os meios, visando a libertação da Palestina "... desde o Rio Jordão até o mar".O Hamas é responsável por várias acções armadas contra Israel, consideradas como acções terroristas por este e pelos Estados Unidos."


Certo? Continuando...

"Fatah ou Al-Fatah (
Árabe: فتح); é um acrónimo reverso do nome Árabe Harakat al-Tahrir al-Watani al-Filastini (Árabe: حركة التحرير الوطني الفلسطيني, literalmente: "Movimento de Libertação Nacional da Palestina"), é uma organização política e militar, fundada em 1959 pelo engenheiro Yasser Arafat e Khalil al-Wazir (Abu Jihad).Os membros desse grupo defendiam a luta armada para expulsar Israel dos territórios ocupados. A Fatah ocupou o Conselho Revolucionário da OLP, actuando como seu braço armado. Actualmente conta com o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas.O Fatah é um movimento secular e nacionalista, que reconheceu o direito de existência do Estado de Israel. Está é uma das principais razões de sua aceitação internacional.O Fatah é ligado ao grupo Brigada dos Mártires de al-Aqsa, compostas por grupos autónomos disseminados pelos territórios palestinos.O grupo Fatah al Islam é uma das dissidências do Fatah."

Entendidos?


Então, hoje de manhãzinha, e depois de ter ouvido na rádio novos desenvolvimentos acerca dos mais recentes conflitos entre estes dois grupos de PALESTINIANOS, dei por mim a pensar "mas porque é que um gajo se dá ao trabalho de se preocupar com estes tipos?", enquanto assobiava alegremente - mesmo sem ter motivos para estar alegremente - a música do Mika, Grace Kelly. Uma senhora que provavelmente nunca esteve na faixa de Gaza e de quem os palestinianos nem nunca terão ouvido falar.
E por esta altura, quem se deve estar a rir à brava são os israelitas, que devem também fazer a mesma pergunta, esta com um sentido completamente diferente da minha: "mas porque é que um gajo se dá ao trabalho de se preocupar com estes tipos?". Se calhar o que os israelitas faziam melhor era começar a investir nas forças armadas da Fatah e do Hamas. Poupavam no seu próprio armamento - o que têm já é mais do que suficiente - e apostavam forte nas hipóteses que um e outro grupo têm de se auto exterminarem.
Isso é que era bonito!

2 Comments:

  • At 14:15, Blogger the untrustables said…

    provavelmente a minha primeira conclusão séria sobre algo a nível global: cagar nos gajos
    de tenra idade recusei-me a entar no mundo das guerras e nos seus meandros, é que isto de ser gosado pela diplomacia internacional não é para mim.
    e gasa, só para curativos.

     
  • At 14:19, Blogger kikokid said…

    o comentário anterior pertence ao kikokid

     

Enviar um comentário

<< Home