kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sábado, junho 02, 2007

FITEI - TRICICLE

Na sexta feira fui ver mais um espectáculo integrado no FITEI – apenas o meu segundo, já que o tempo não dá para tanta cultura ao mesmo tempo -, "Tricicle", dos… Tricicle.
E gostei. Não foi nada de deslumbrante, mas a empatia criada entre os actores e o público foi tanta e tão imediata, que era impossível sair de um espectáculo daqueles sem um sorriso idiota na cara.
E é fácil, a explicação. Os três catalães dedicam-se, durante hora e meia – em regime absolutamente non stop –, a apresentar a sua visão muito própria do mundo normal e rotineiro em formato de sketches de humor físico e mímica. E embora não sejam brilhantes, a verdade é que são divertidos e a coisa funciona. E (mais uma vez) conquistam a simpatia do público assim que entram em palco. O espectáculo está ganho à partida, portanto.
O momento alto foi sem dúvida o início do sketch do aeroporto. Imaginem a cena: dois dos actores entram em palco, vestidos de hospedeiras de bordo com o pior feitio do mundo, transportando, cada um, uma imensa pilha de jornais que vão atirando displicentemente ao público. Descem as escadas para a plateia, e começam realmente a atirar com o jornal às pessoas, obviamente com a intenção de que isso provoque algum tipo de reacção. E provoca. Em poucos segundos, os quase 600 espectadores envolvem-se numa verdadeira batalha campal de jornais, caótica, histérica e infantil. Num ápice toda a gente perdeu o sentido de responsabilidade e mandou aquele típico bom comportamento de quem vai a uma peça de teatro completamente às urtigas. Acho que até os actores ficaram surpreendidos com tamanho feed back.
Enfim, como já disse não foi um espectáculo inesquecível, mas que conquistou a minha total simpatia, lá isso conquistou. Até me fez pensar na Região Estrangeira. Os universos de uns e outros não estão assim tão distante quanto isso.
Ai, nostalgia…

Dos vídeos encontrados no site do costume, nenhum é executado pelos comediantes que estiveram no teatro do Campo Alegre. Os do segundo sketch parecem-me até melhorzinhos.