kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quarta-feira, maio 30, 2007

MINISTRY

Mais cedo ou mais tarde isto ia acbar por acontecer.
Mais cedo ou mais tarde tinha de falar nos Ministry.
Preparados?
Então vamos lá.



Os Ministry são obra de um senhor muito estranho chamado Al Jourgensen, que decidiu formar a banda nos Estados Unidos nos inícios da década de 80 - mais coisa, menos coisa. Foram pais do movimento conhecido como Rock industrial, e só tinham um rival verdadeiramente digno desse nome: os Nine Inch Nails, de outro senhor muito estranho, Trent Reznor.

O seu som não podia ser mais brutal, violento e agressivo. Numa altura em que toda a juventude assistia ao renascimento de uma onda mais pesada, estes senhores faziam música adulta, interventiva e que parecia não querer deixar reféns. Mais tarde, e quando toda a gente pasmava perante o fenómeno grunge - eu inclusive - os moços de Jourgensen mantinham a sua imagem de marca sem ceder a pressões editorias, de moda ou tendência. Ou seja, todas as outras bandas ditas da «pesada», não eram mais do que meninos do coro de Sto. Amaro de Oeiras, quando comparados com este - literalmente - monstros do rock.

Monstros que ajudaram a consolidar o Rock Industrial no grande caldeirão do

Modas vieram e modas foram e só mais tarde dois dos seus «filhos» voltaram realmente a ameaçar a hegemonia paternal e a recolocar o Rock Industrial no panorama mainstream, os Rammstein e Marylin manson - aliás, as semelhanças são por demais evidentes. Mas a verdade é que ainda hoje - show off à parte - os Ministry continuam a ser uma das bandas mais pesadas da história do rock, e a vontade de andar pela rua com as músicas deles aos berros nos ouvidos é a mesmíssima que eu tinha aos dezoito anos.

Portanto, coloquem os cintos, e força...



Thieves






Jesus Built My Hotrod