kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sexta-feira, junho 15, 2007

FANTASTIC FOUR: RISE OF THE SILVER SURFER







Não foi particularmente por esperar um grande filme, que estava ansioso por ir ver a sequela do Quarteto Fantástico, mas sim porque este segundo filme da série apresentava uma óbvia mais valia: a estreia do Surfista Prateado no grande ecrã.
E a verdade é que o filme foi mesmo uma meia desilusão. E por razões, na minha opinião, bem mais graves do que se poderia pensar.


Para começar, o realizador opta por filmar o quarteto de heróis de uma forma, no mínimo, idiota. Todos, naquele grupo, são parvinhos até mais não, e irritam de tanta idiotice. Não cheguei a perceber se o homem queria fazer uma comédia ou um filme de acção adulto, tal a quantidade de disparates e chavões cómicos de que já ninguém se ri. Inacreditável.


Eu disse filme de acção? Enganei-me. Durante a hora e meia de duração do filme, contam-se pelos dedos de uma mão as cenas de acção que, para além de serem escassas, são tão fraquinhas e inconsequentes que… nem tenho palavras. O filme parece ter sido feito por um miúdo de seis anos.


Esta falta de elementos de acção num filme supostamente de aventura, com heróis da banda desenhada e tudo – alguém nos estúdios se esqueceu de que isto era uma adaptação de uma das sagas mais lidas e mais importantes do universo da editora Marvel -, deve-se em parte ao quase completo desaparecimento do Surfista Prateado de grande parte do filme. O realizador sacrificou uma das personagens maiores da história da banda desenhada em prole das fantochadas folclóricas de um grupo de heróis com aparentes sinais de atraso mental, a braços com as dificuldades que os seus poderes lhes provocam no seu dia a dia. Incompreensível.

O Surfista Prateado é, como já disse, uma das mais importantes e amadas personagens da banda desenhada norte americana do século XX. Não tenham dúvidas, o herói da prancha de surf justificava uma saga no cinema só para ele. Ao invés, vê-se envolvido num filme tão mauzinho, que quase apetece esquecer que foi esta a sua estreia. Felizmente, lá para o fim do filme a coisa compõe-se um bocadinho, e é-nos dada a possibilidade de finalmente percebermos quem é verdadeiramente o Surfista Prateado. Perceber a tristeza nobre que transporta, e os motivos que o levam a cumprir um destino pesado e amargurado.
Por fim, a razão que mais me revoltou, e que honestamente me teria levado para fora da sala ao fim dos primeiros quinze minutos, não tivesse eu acompanhado de um belo par de pernas (femininas, diga-se): o filme é uma enorme e feia mentira. Ou melhor, uma sucessão de mentiras. Enumero-as, somente, para não correr o risco da memória me atraiçoar e eu me voltar a sentir enojado: o Surfista Prateado não tem aqueles poderes de alteração molecular. Nenhum! E acreditem, no filme são imensos. Galactus, dono e senhor da vontade do herói, não é uma nuvem de autocarro cósmica, como se depreende no grande final, mas sim um semi Deus gigantesco, que viaja num nave nada semi, também ela gigantesca.
Eu sei, de repente as mentiras são só duas. Mas a verdade é que são grandes e graves o suficiente para revoltar todo e qualquer leitor de BD que conheça as aventuras do Quarteto Fantástico e do Surfista Prateado.
Revoltante, inexplicável e injustificado!

Etiquetas: