kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

segunda-feira, junho 18, 2007

A CORDA

Ontem dediquei-me a rever A Corda, filme do Senhor Alfred Hitchcock, e notável, notabilíssimo exercício de suspense. Sim, eu sei, o homem foi o mestre absoluto do género, mas a verdade é que de todos os filmes que Hitchcock realizou, este é porventura o que nos mostra um suspense mais… suis generis. Ou seja, um suspense aparentemente de menos impacto, suave, mas que ao fim dos primeiros trinta minutos de filme nos começa a provocar uma estranha sensação de desconforto. O desconforto de conhecermos um terrível segredo que praticamente ninguém conhece – dois amigos decidem matar um terceiro e escondê-lo dentro de uma arca, na sala. Não satisfeitos, decidem fazer uma festa e convidar todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, têm algo a ver com o morto: pais, noiva, mais um amigo e um antigo professor deles -, e o medo irracional de que o venham a descobrir. Medo esse que atinge o seu ponto mais insuportável quando, num plano absolutamente arrasador, Hitchcok nos mostra, do lado esquerdo do ecrã, a arca, onde repousa o corpo, do lado direito metade do corpo de James Stewart – o professor -e ao centro, o vai vem da empregada que começa a tirar a louça com comida que estava em cima da arca – macabra, a decisão de servir o jantar em cima da «sepultura» do falecido -, rotineira e mecanicamente, deixando-nos adivinhar que em seguida, alguém, provavelmente ela própria, vai abrir a arca e expor finalmente o horrível segredo a todos os que estão na sala. Ninguém conseguiu até hoje esticar os limites do suspense até ao insuportável como Hitchcock o fez. Ninguém decidiu usar de todos os meios técnicos, música, câmara, luzes e cenário, como ele o fez, e A Corda é um óptimo exemplo do laboratório que era um filme seu; ninguém arriscou tanto quanto Hitchcock, e ninguém ensinou tanta gente a fazer cinema como o anafado inglês - este filme, por exemplo, ficou famoso por ter sido filmado em apenas um cenário (aproveitando o facto de ter sido adaptado de uma peça de teatro) e nuns meros oito planos. Só existem sete cortes em hora e meia de filme, o que obrigou os actores a fazerem cenas seguidas de cerca de dez minutos, e a uma grande mobilidade da câmara, em contínuos travellings e zooms. Para além disso, a ironia, o cinismo, o sarcasmo, sempre doentio e macabro, os diálogos, brilhantes e tão inteligentes, fazem dos seus filmes inevitáveis comédias negras, que nos fazem suar as estopinhas com nervoso miudinho, mas que nos permitem sempre uma risadinha de alivio de modo a recuperar o fôlego.
Acho que me vou obrigar a ver e rever todos os seus filmes; parece-me que estou com vontade de ter umas aulinhas de cinema.


Etiquetas:

1 Comments:

  • At 23:48, Blogger José Varregoso said…

    Olá Nuno! Daqui vão saudações cinéfilas! Gostei de ler o teu comentário. Convido-te a vires visitar o meu blog que é inteiramente dedicado ao cinema de Hitchcock e ao universo do suspense. Digo-te sinceramente que "A Corda" é de facto uma experiência de laboratório. Mas ainda não escrevi sobre o filme nos dois anos do blog.
    "Rope" é uma experiência diferente e é também o primeiro filme de Hitchcock filmado a cores. Sinto que ainda não chegou o momento de escrever sobre A CORDA. Acho que as subtilezas técnicas do filme não são sentidas por muitas pessoas. Principalmente quando já passaram quase 60 anos. O enredo , como muito bem dizes, é desconcertante. Mas ainda hoje persisto nesta ideia: A CORDA não é uma das obras-primas de Hitchcock. A acção do filme decorre num espaço restrito mas o suspense e a genialidade da imagem não se equiparam aos de "Janela Indiscreta" (ou até mesmo aos de "Chamada Para a Morte" nos primeiros 50 minutos).
    Inspirado pelos teus comentários, vou escrever brevemente sobre o filme. E digo-te: há pessoas que o consideram o MELHOR FILME DO HITCHCOCK.
    O Cinema é Arte e a Arte não é discutível porque o que sensibiliza umas pessoas pode não produzir o mesmo efeito noutras.
    Um grande abraço!
    Passa no "EU, HITCHCOCKIANO, ME CONFESSO"! Saudações cinéfilas do José.

     

Enviar um comentário

<< Home