kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

terça-feira, agosto 29, 2006

Dediquei a hora do almoço à música clássica.
Já há muito que não utilizava a pasta clássica do meu I-Pod e ao limpar-lhe o pó apercebi-me horrificado que não só está bastante incompleta como me dei conta da falta de conhecimento que tenho de um dos géneros musicais que mais gosto me dá ouvir.

Conheço muito de Mozart - consigo até fazer um truque engraçado, e que fica sempre bemà mesa de um jantar de eruditos, e que consiste em reconhecer um tema deste compositor mesmo que nunca o tenha ouvido antes - por ter passado muito tempo a ouvir as suas peças, mas desconheço muito de muitos outros compositores. Esqueci-me de que a música clássica é um dos géneros, senão o género, mais prolifero de todos.

Neste momento escuto a ópera Rusalka de Dvorák - de que julgo já ter aqui falado - e derreto de emoção. De tal forma que não resisto e arrisco um pecado capital: assobiar uma peça clássica...

Sempre foi assim.
Durante anos dediquei-me quase por inteiro a ouvir e a conhecer o máximo possivel acerca de jazz. De tal forma que, sempre que comprava discos, forçava-me a pegar num álbum pop, rock, ou de qualquer outro tipo de música, para os devolver a todos à procedência e sair da loja com mais um disco de Billie Holliday, Count Basie ou Dave Brubeck.
Era irresistivel. A minha mãe já não podia ouvir música naquela casa.

Acho que vou tentar não cair no mesmo erro, mas dedicar agora algum tempo e ouvidinho À bela música erudita. Quem tiver sugestões já sabe: neste blog, a qualquer hora e a qualquer momento.

Para já vou acabar de ouvir o concert no. 21 in C - KV467 allegro vivaci assai (do Mozart...)