kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sábado, outubro 02, 2010

A BELA BESTA

Há dias vi na televisão a ministra da cultura na corrida de touros da RTP. Duas questões importantes que tenho de destacar: primeiro, a televisão do Estado continua a gastar o erário público que há bem pouco tempo tanto preocupou Pacheco Pereira; segundo, é grave ter uma ministra da cultura que claramente considera a tourada uma importante manifestação da cultura portuguesa.

Há umas semanas ouvi o provedor do telespectador afirmar que, independentemente da sua opinião em relação às touradas, a televisão devia continuar a transmitir corridas de touros única e simplesmente porque as audiências ainda eram muito boas. O que é bastante significativo no que ao respeito pelos animais diz... respeito.
Há umas horas a turma do workshop que estou a orientar no TUP chocou-se em grupo quando eu disse que tinha mais respeito pelos animais do que pelas pessoas. Ouvi um "que horror" e um "isso é muito feio" e um geral prender de respiração. Não estou há espera que compreendam esta posição. Radical, admito. Simplesmente considero - como seria possível não considerar - que a humanidade, que há muito tempo perdeu qualquer direito a afirmar uma qualquer moral, tem muito menos valor e importância que a natureza.

E a verdade é esta: unca nenhum ser humano me recebeu com o amor e a alegria com que o meu gato me recebe sempre que me vê. Sempre. Nunca nenhum animal será responsabilizado por destruir florestas, poluir rios e mares e, apesar da opinião de alguns biólogos que não sabem mais do que aquilo que leram nos livros da escola, pela extinção de alguma espécie. E, no limite, caso isso aconteça, não será porque esse mesmo animal se interessou subitamente pela indústria da cosmética, ou das peles, ou dos afrodisíacos.

E sim, os ferros na imagem são exactamente iguais ao que são espetados no lombo do touro. Agora digam-me, acham mesmo que os defensores das touradas têm razão quando dizem que o animal não sente dor?