kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

domingo, março 14, 2010

TAMBÉM NÃO ESTÁ NADA MAL, PRONTO

O advento da pirataria com qualidade (em HD e tudo), permitiu-me ver este fim de semana o grande vencedor dos Óscares de 2009, "The Hurt Locker". Como já disse repetidas vezes, os meus favoritos iam noutras direcções, mas a verdade é que o filme de Kathryn Bigelow é realmente belíssimo, poderoso e muito bem realizado.

Excelentes actores, magnífica fotografia e banda sonora e um argumento inteligente e que acaba por ser surpreendente, quando já começava a pensar se iria ver duas horas de mais do mesmo. "The Hurt Locker" foi um outsider de luxo na corrida às estuetas. Foi realizado por uma mulher que, pese embora a sua sólida carreira, nunca se tinha metido nas andanças da Academia, não tem um elenco propriamente bombástico - apesar de duas participações relâmpago verdadeiramente surpreendentes e do magnífico trabalho de Jeremy Renner, que provavelmente até merecia o Óscar - estreou ainda em 2008 e só chegou às nomeações devido a uma enorme campanha de marketing.
De certa forma fez-se justiça. O filme é mesmo muito bom e o facto de ter sido grande vencedor - especialmente quanto tudo apontava para mais uma goleada de Cameron e companhia - prova que a indústria não precisa de objectos elaborados e tão inovadores como "Avatar" para ser salva. Precisa de qualidade, que pode vir de muitos sítios, de muitas formas e com muitos objectivos diferentes.