kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quarta-feira, março 10, 2010

ERAS O REI DO MUNDO, ERAS...



Era o rei do mundo mas levou na cara da ex-mulher e o resto é conversa. Era impensável a Academia repetir o mesmo erro duas vezes e dar o Oscar a James Cameron por filmes que claramente não o mereciam. Apesar de "Avatar" deixar "Titanic" bem no fundo do mar que lhe deveria estar destinado há muito.

Correcto, o filme venceu os Óscares que merecia - apesar de ainda me fazer confusão ter levado para casa o de fotografia. É mais ou menos o mesmo que ganhar o prémio para um guarda-roupa que na verdade não existe, mas enfim...

De resto não há muito a dizer a não ser que se há justiça neste mundo da 7ª arte ela aconteceu (em parte) no Domingo de madrugada. Mais concretamente quando "Up" recebeu os seus Óscares, em especial o de melhor banda sonora. A partitura criada por Michael Giacchino era de longe a melhor de todas as que foram escritas e tocadas em 2009, e uma daquelas que imediatamente me dá aqueles apertados nós na garganta. Como o nó que tive de prender quando, no melhor momento da cerimónia - as coreografias desenhadas para dar corpo a cada um dos nomeados - Cloud fez aquilo que melhor sabe: encantar. O rapaz já foi figura de destaque aqui neste blog, e fico contente por ver que está a ir longe, cada vez mais longe.

A qualidade não é a melhor, mas vejam, por favor.


Mantenho tudo o que disse aqui há uns meses, "Up" era de longe o melhor filme de todos os dez candidatos. Infelizmente ainda está para vir o dia em que todos os membros da Academia tenham a coragem de olhar para uma «simples» animação como um filme real, sério e atribuir-lhe o devido reconhecimento. "Up" merecia-o e a Pixar já o merecia há muitos filmes.

Etiquetas: