kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sexta-feira, fevereiro 26, 2010

ALAN

Recta finalíssima do espectáculo "ALAN", do TUP. A três dias do fim da carreira, a conclusão é que foi um inegável sucesso de público. Não quer dizer que tenha estado assim tanto público presente na Fundação José Rodrigues. Pelo menos, não todos os dias. A crise de público no teatro, chegou finalmente ao TUP e não há nada a fazer.

O sucesso deste espectáculo reflecte-se na forma como as pessoas o comentam, como o sentem e na força com que o sentem. E isso é o que mais nos interessa.
Orgulha-me fazer parte de mais um projecto TUP em que não nos limitamos a recriar algo que já feito vezes sem conta por todas as companhias de teatro do país. Estamos a criar teatro, e "ALAN" é mais um original nosso, escrito pelos actores e pelo encenador, criado em palco por todos os envolvidos. É, por isso mesmo, precioso.

Para além disso, e desculpem-me a prepotência, é melhor do que muitos trabalhos profissionais que estreiam por cá; muitos com a chancela de grandes «mecanismos» de teatro. Recheados de dinheiro, protegidos por orçamentos irreais, que podem recorrer à segurança de uma infraestrutura monumental, mas que falham redondamente nos resultados finais.

Faltam três dias para acabar...