kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

segunda-feira, junho 04, 2007

ENTÃO REZA ASSIM...





A lenda de Santa Bárbara, conta que ela nasceu por volta de 300 D.C. em Nicomedia, na Bitínia, na Ásia Menor. O seu pai, Dioscuro – sei lá bem se é assim que se escreve o nome do senhor -, era o chefe de uma abastada família aristocrata. Os seus pais adoravam-na pela sua inteligência e modéstia, mas o pai, pagão e de feitio cruel, mantinha-a fechada numa torre de maneira a mantê-la afastada de possíveis pretendentes.


Influenciada pelo vigário Valentino – mais tarde bispo e mártir -, Bárbara converteu-se secretamente ao cristianismo. Entretanto, o seu pai tinha ordenado que se construísse uma casa de banho na torre, para que a sua filha não tivesse razão alguma para se ausentar de lá. Originalmente, o compartimento teria duas janelas, mas Bárbara pediu ao construtor que criasse uma terceira para celebrar a Trindade, e que gravasse uma cruz no chão de mármore.
O seu pai, ao aperceber-se destas mudanças, descobriu que a sua filha era cristã. Ao confrontar Bárbara com o sucedido, e ao sentir que a sua própria filha o tentava converter também àquela religião, Dioscuro perdeu a cabeça e tentou matá-la. Contudo, as preces de Bárbara milagrosamente abriram uma fenda na parede da torre, permitindo assim a sua fuga. Perseguida pelo seu pai e pelos guardas, a moça escondeu-se numa gruta, nas montanhas, onde se manteve escondida até ser traída por um pastor. Segundo reza a lenda, o pastor foi imediata e divinamente castigado, sendo transformado numa estátua de mármore e o seu rebanho em gafanhotos.



Apesar de fortemente torturada, Bárbara nunca renegou a sua fé. Uma noite, a sua cela foi invadida por uma forte luz e novos milagres aconteceram. Todas as manhãs as suas feridas estavam saradas, e quando a tentaram queimar com archotes, as chamas apagaram-se ainda antes de tocarem o seu corpo. O seu pai decidiu então entregá-la a um magistrado romano durante uma grande perseguição aos cristãos, e este ordenou que Bárbara fosse decapitada, sendo a sentença levada a cabo pelo próprio pai. Dioscuro levou-a para o cimo de uma montanha e matou-a, mas assim que o fez ficou assustado com a sua acção e tentou fugir. Não conseguiu ir longe, no entanto, já que um raio divino o fulminou ali mesmo. Bem feita!

Portanto, isto terá acontecido no dia 4 de Dezembro, dia em que os cristãos celebram o dia de Santa Bárbara.


Eu não sou cristão, e celebro o dia de Bárbara hoje, 4 de Junho.
Espero que percebas a analogia, miúda.
Parabéns!

2 Comments:

  • At 15:40, Blogger baba said…

    tic tic tic (era eu a ser fofinha!)
    Mas não tenho aquela gordura ali! Faz favor de colocar outra foto do meu rabinho para te retratares! Autorizado para ser uma foto assim... mais coisa

     
  • At 15:42, Blogger karmatoon said…

    Como este comentário não teria piada se eu mudasse mesmo a foto, ela fica. Mas prometo que coloco outra, tenho é de encontrar um pretexto.

     

Enviar um comentário

<< Home