kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

terça-feira, dezembro 28, 2010

A ARTE É UMA PIADA DE BOM GOSTO

Antes que se comecem a espumar, Exit Through The Gift Shop não é um documentário sobre o ultra-secreto Banksy. É realizado por ele, mas nem sequer são suas as imagens que vemos no documentário sobre street art. Ou melhor, que começa por ser sobre street art e que acaba a ser sobre outra coisa bem diferente.

Mas como dizia, o filme começa realmente por ser sobre street art, e sobre alguns dos mais famosos artistas plásticos que utilizam a rua como espaço de trabalho. E tudo resultado da obsessão de um francês em filmar tudo o que vê e que de um dia para o outro começa a seguir estes artistas e a registar tudo o que fazem. A dada altura, e fruto do mero acaso, o francês acaba por conhecer o famosíssimo Banksy, conquistar a sua confiança e filmar o seu trabalho. E acaba aqui a parte séria do documentário.

Acaba, porque a seguir o que vemos é Banksy a tomar conta dos acontecimentos e a reutilizar as imagens do francês e da sua nova carreira, mas da forma perversa e subversiva como o inglês tão bem sabe fazer. E o documentário passa a ser sobre a futilidade da arte e os papalvos que insistem em pagar verdadeiras fortunas por coisas que meramente se assemelham com arte. Ou seja, Exit Through The Gift Shop é mais uma prova da inteligência de Banksy; da forma como encara a arte, de como se diverte a fazer o que faz e de como basicamente come a cabeça a toda a gente. Pelo caminho, é também um importante documento sobre uma forma de arte incompreendida e feita para ser destruída.