kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quarta-feira, dezembro 15, 2010

A MUST SEE

Acabei de o ver há pouco mais de dois minutos, e estou na dúvida se o título do filme 'Monsters' é dirigido às criaturas que aqui e ali povoam a paisagem, se às pessoas que somos.

A história é simples e muito directa - a sinceridade é, aliás, uma das qualidades do filme - e é exposta e explicada ainda antes das primeiras imagens surgirem. Uma sonda enviada para o espaço para recolher amostras de uma nova espécie de vida, sofreu um acidente ao entrar na atmosfera terrestre e despenhou-se no México. As amostras espalharam-se pelo território e, naturalmente, começaram uma espécie de colonização. O filme começa seis anos depois do acidente, e o cenário um México em estado de guerra absoluto; os americanos ocuparam o território e combatem os aliens - contra a opinião do povo mexicano, desejoso de ver os gringos dali para fora.

Não me estico mais no desvendar do argumento de 'Monsters', mas sempre adianto que não é nada do que possam prever; é uma óptima surpresa, um filme inteligentemente filmado e editado, com um toque de sensibilidade inesperado e muito agradável. Ok, a metáfora ecológica é demasiado evidente, e a mensagem ao governo norte-americano - sempre preocupado em manter os illegal aliens do outro lado do muro - quase inevitável; ainda assim, não estragam a obra de Gareth Edwards, um estreante nestas andanças e que até aqui só tinha experimentado o cinema documental. Talvez por isso, a qualidade da fotografia, o cuidado nos planos e a tranquilidade no contar da história.

'Monsters' é um dos filmes do ano para este blog. A princípio poderá parecer exagero, mas garanto: é uma pequena pérola, feita com bastante dinheiro, mas com uma humildade e simplicidade que fazem parecer fácil o trabalho de construir um filme. É para ver, obrigatoriamente.

Ah, e agora que acabo de escrever, já não tenho dúvidas em relação à intenção do título...