kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quinta-feira, dezembro 09, 2010

A FIBRA ÓPTICA FAZ MAL À SAÚDE

Ainda há dias falei aqui de Skyline, um dos filmes-aliens do ano. Nem de propósito, e graças às novas tecnologias, acabo de o ver. E tenho de admitir, a coisa sabe um piquinho a desilusão. Muita parra, pouca uva, diria o povo. E é estranho, porque a coisa está bem embrulhada em efeitos especiais de alto nível, uma permissa bastante interessante e, diga-se, original, mas perde-se numa realização deficiente e que desaproveita estrondosamente todas as boas possibilidades.

E compreende-se. Skyline era um bom esboço de projecto, entregue a uma dupla de tarefeiros, responsáveis por um dos filmes Aliens Vs. Predators, de má memória para qualquer cinéfilo. Os Brothers Strause safam-se no aspecto visual do filme precisamente porque é essa a área que melhor dominam e onde apresentam mais experiência, mas claramente não estão habilitados a dirigir seja o que for.

Skyline começa bem e consegue agarrar o espectador. Larga-o da mão no preciso momento em que tudo começa a acontecer e quando os realizadores se atrapalham na quantidade de informação produzida. Pena, porque o filme tinha tudo para ser uma versão blockbuster de District 9, por exemplo - e comparações à parte, claro.

No entanto, acaba por ser inevitável sentir alguma simpatia por um trabalho que tem alguns bons momentos e que nunca pretende ser mais do que aquilo que é; e falta de pretensiosismo é coisa rara nestes tempos cinematográficos, o que acaba por ser uma qualidade a ter em conta. Mas que é uma gigantesca oportunidade perdida, lá isso é.