kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

terça-feira, agosto 31, 2010

NÃO VÁS POR AÍ

Não vamos sabendo muito da política interna dos EUA. Não sabemos frequentemente o índice de popularidade de Barak Obama, não sabemos se tem cumprido com o que prometeu em campanha, ou se está a falhar. Não sabemos se vai conseguir recuperar a economia americana ou se, pelo contrário, a vai enterrar ainda mais. O que sabemos é que parece ter entrado no sistema de comunicação política que é tão caro aos americanos e que manda fazer para ficar bem; ir onde é simbólico; dizer, não o que se quer ouvir, mas o que está para lá disso e que não interessa para nada.

Cinco anos após a tragédia de New Orleans, a cidade foi reconstruída. Ou melhor, a cidade turística foi recuperada, porque os bairros onde os turistas não vão, esses, ainda estão à espera das obras mais básicas. Ainda assim, Obama foi a New Orleans falar de como está tão contente pela recuperação da mítica cidade e de como New Orleans passa a ser o símbolo de renovação e New Orleans para aqui e New Orleans para ali etc e etc e etc. E não passam de patacoadas, boas para os media falarem bem e mal do presidente.

É uma pena que Barak Obama tenha optado por este caminho. Uma pena e um sinal inequívoco de que as coisas não lhe estão a correr como desejava.