kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

terça-feira, agosto 03, 2010

Afinal estavam todos a dormir e já se tinham esquecido de como é o dia-a-dia no Afeganistão. Já lá vai tanto tempo, não é? Pelos vistos parece que ainda morre por lá gente, torturam-se mulheres e outras aberrações do género. O problema é que existem milhares de mulheres como Aisha que sofrem estas e piores torturas e em quem ninguém pensa. O problema, o maior problema, é que amanhã já ninguém vai pensar nisto. E sobre este assunto estamos conversados.
Agora...
Tenho todo o respeito e admiração pela Time Magazine, que considero ser uma das melhores publicações a nível mundial. NO entanto, os editores da Time sabem bem desta curta memória do povo e sabem ainda melhor como usá-la a seu favor e a favor de outros interesses menos claros e assumidos. Uma imagem vale mais do que mil palavras, já se sabe. Esta capa da Time - para além de se tornar imediatamente em mais uma capa histórica - tem o condão de conquistar imediatamente o coração dos leitores que, altamente condicionados, partem para a leitura do título do artigo. É nesse momento que a manipulação da opinião pública é executada na perfeição.
"What Happens If We Leave Afghanistan" podia ser uma pergunta mas não é. É uma afirmação. Isto é o que vai acontecer quando deixarmos este país não passa de uma perversidade; um logro a favor desses tais interesses menos claros e não assumidos. A imprensa sempre teve esta qualidade de criar e/ou fazer mudar opiniões. Numa altura em que cada vez mais a nação americana pressiona o executivo de Obama no sentido da retirada total das tropas deste país - especialmente numa semana em que o próprio presidente veio a público afirmar a intenção de cumprir o prazo estipulado para sair completamente do Iraque, a 31 de Agosto - capas como a da Time Magazine conseguem facilmente mudar o rumo dos acontecimentos.
Para além de que o real problema não é os americanos deixarem o Afeganistão. O país é enorme e os soldados das forças internacionais nunca foram capazes de o controlar verdadeiramente. Coisas como a que fizeram a Aisha, acontecem todos os dias bem nas barbas do «Exército de Paz», pelo que o título correcto para o artigo da Time devia ser algo do género "Vejam algo que se passa todos os dias e que ninguém - nem mesmo nós, americanos - consegue impedir".
Por tudo isto, as manifestações de repúdio, horror e choque que se têm feito sentir um pouco por toda a parte, parecem-me desajustadas, repentinas e, no limite, tardias. O adormecimento do povinho continua a dar mostras de não querer mudar, e esse é o principal ingrediente para que os media - e os seus batedores, os opinion makers - mantenham uma tão elevada taxa de sucesso na manipulação que levam a cabo.

1 Comments:

  • At 00:02, Blogger Torpedo said…

    Não resisti em pesquisar mais sobre esta capa... E encontrei este artigo:
    http://www.time.com/time/world/article/0,8599,2007269,00.html

     

Enviar um comentário

<< Home