kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

segunda-feira, abril 26, 2010

TEIMOSIA NÃO LHE FALTA...












"Quando contar até 10 vão pensar que eu sei cantar..."



É antiga a minha alergia a Pedro Abrunhosa e a tudo o que faz ou diz. Por isso mesmo, a alegria toma conta de mim sempre que o biltre lança um trabalho novo. Não satisfeito com a sua notória falta de jeito para tudo o que é musical, o Abrunhosa vai e lança disco novo. Disco novo e igualmente mau, diga-se.

Houve uma altura - mais concretamente quando editou o seu primeiro álbum - que o Abrunhosa tinha alguns argumentos a seu favor. Tinha groove, arriscava numa sonoridade nem por isso muito comum em Portugal e, acima de tudo, não se esforçava por cantar as barbaridades poético-chungas que escrevia.

Foi quando o Abrunhosa decidiu começar a cantar(?) que tudo se desmoronou e as fragilidades até então mais ou menos disfarçadas vieram ao de cima como estrume num rio estagnado. Tudo isso somado a uma crescente vaidade e um cada vez mais insuportável pretenciosismo. Injustificados, porque a pouca qualidade musical esfumou-se a cada novo trabalho, porque Abrunhosa não sabe mesmo cantar, e porque as suas músicas e letras representam a mais pura banalidade e futilidade puéril.

O homem é tosco, inexpressivo, não sabe dançar ou mexer-se sequer ao ritmo do que grunhe. É penoso vê-lo actuar, como é penoso ver bons músicos enterrados num projecto tão fraquinho apenas por uma questão financeira- sabido que é o seu feitio autoritário e conflituoso e as más relações que mantém com as bandas que o têm acompanhado. Por outro lado, dá-me um gozo mórbido e doentio ouvir cada atrocidade gravada pelo Abrunhosa. É bom ser tão mau com os desgraçadinhos.