kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sábado, abril 24, 2010

NÃO HÁ PACHORRA

O papa Bento-qualquer-coisa vem a Portugal, uma visita integrada na "Pedophilia Tour 2010". O papa vem a Lisboa e ao Porto e vai celebrar missa aqui e ali, vai percorrer estes percursos a tantas horas e coisa e tal. O papa vem a Portugal e os funcionários públicos, já habituados a fazer tão pouco e tão mal feito, vão ter folga. Sim, e...?

A única coisa realmente importante nesta vinda do papa coiso-e-tal a Portugal, é a atenção desmedida, desproporcionada e absolutamente ridícula que vários sectores da sociedade lhe estão a dedicar. A imprensa, essa, já se sabe que precisa de acontecimentos destes para ganhar a vida. Nada a acrescentar aqui a não ser o facto de já se saber que os dias de visita vão ser dias de pura inutilidade televisiva, ocupados que estarão os quatro canais com um senhor de branco vestido a dizer adeus a à populaça ignorante.

O que realmente me faz confusão na visita do papa com nome de médico de Dachau, é o segiunte: primeiro, o dinheiro investido pelo estado Português nesta recepção a um homem que muito honestamente não fez absolutamente nada para merecer honras de Estado. É vergonhoso, o que se gasta num palanque à beira Tejo plantado para que o homem diga meia dúzia de asneiras religiosas para milhares de idiotas sem a capacidade de pensarem por si próprios.

Segundo, continuo sem perceber o que vê esta gente num homem que não fez nada que justifique esta idolatração, que é uma refinada e perigosa besta conservadora e preconceituosa, e que está directamente envolvido num dos maiores escândalos da igreja católica. Apesar de achar igualmente ridícula, e um tremendo desperdício de energia positiva, consigo compreender a devoção que os portistas dedicam ao seu presidente, Pinto da Costa. Apesar de tudo, o homem conquista prémios e títulos para o clube que adoram e isso traduz-se na tal devoção. O papa... nada. Não faz nada, não é significativo, não é positiva e politicamente influente, nada!

E no entanto, chega aqui ao burgo, é recebido como uma super-estrela, diz meia dúzia de burrices e tá a andar, subitamente, e para as cabeças pequeninas dos católicos nacionais, Portugal é novamente uma grande nação. Podiam aproveitar e levar o homem que vai ter um microfone revestido a ouro para dizer parvoíces sem sentido, numa visita guiada às instalações da Casa Pia. Se quem gosta de vinho visita as caves do Porto e Gaia...