kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

terça-feira, abril 13, 2010

KARMABOX WITH(OUT) A VIEW - PETER GABRIEL - "LISTENING WIND"


O novo álbum de Peter Gabriel, "Scratch My Back", representa desde já um dos projectos musicais mais importantes do ano. Por um lado, porque é o regresso de um dos maiores nomes do cenário musical de um planeta que às vezes parece pequeno para tanto talento; por outro, porque tem já prevista uma sequela.

"Scratch My Back" não é um álbum de originais, mas antes a visão de Peter Gabriel de algumas das suas músicas favoritas. Músicas, entenda-se, de outros intérpretes, que vão agora responder ao desafio de criarem novas roupagens para clássicos do senhor Gabriel num disco intitulado "I'll Scratch Your's" - Bon Iver, um dos artistas revisitados por Peter Gabrial, já lançou inclusive a sua versão de "Come Talk To Me".

O disco apresenta, entre outras, versões de músicas dos Radiohead, Paul Simon, Neil Young, David Bowie e Lou reed, mas para já, as duas mais ouvidas aqui no Ipod são "Flume" - precisamente um original de Bon Iver - e "Listening Wind". "Listening Wind" é uma verdadeira obra-prima. Uma daquelas músicas que se ouve incessantemente e de que se gosta cada vez mais e um daqueles casos não muito comuns de uma versão que é incomparavelmente superior ao original - apesar de ser um original de respeito, pertença dos Talking Heads e do seu álbum de 1980, "Remain In Light".

A verdade é que a versão de David Byrne e companhia foi composta e interpretada numa altura em que o grupo americano ainda estava impregnado de uma grande dose de experimentalismo sonoro, ou seja, sofria de uma carência emocional que, lendo a letra da música facilmente se percebe, faz todo o sentido. Peter Gabriel investe precisamente nesse lado emocional e fá-lo a partir de arranjos de cordas belíssimos e que são, indiscutivelmente, o ponto alto de todo o álbum.

Por tudo isto, aconselha-se vivamente a visita ao site de Gabriel, onde o artista mantém um diário actualizado dos concertos que prepara com a sua orquestra e do próprio processo de construção de "Scratch My Back". São dois documentos essenciais a todos os amantes de música: o disco, registo gravado do génio de um dos maiores músicos da história, e o relato homem-músico e os seus processos criativos.




















Mojique sees his village from a nearby hill
Mojique thinks of days before Americans came
He sees(serves) the foreigners in growing numbers
He sees the foreigners in fancy houses
He dreams of days that he can still remember...now.

Mojique holds a package in his quivering hands
Mojique sends the package to the American man
Softly he glides along the streets and alleys
Up comes the wind that makes them run for cover
He feels the time is surely now or never...more.

The wind in my heart
The wind in my heart
The dust in my head
The dust in my head
The wind in my heart
The wind in my heart
(Come to) Drive them away
Drive them away.

Mojique buys his equipment in the market place
Mojique plants devices through the free trade zone
He feels the wind is lifting up his people
He calls the wind to guide him on his mission
He knows his friend the wind is always standing...by.

Mojique smells the wind that comes from far away
Mojique waits for news in a quiet place
He feels the presence of the wind beside(around) him
He feels the power of the past behind him
He has the knowledge of the wind to guide him...on.