kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

terça-feira, abril 20, 2010

ATÉ QUE ENFIM


Não é que seja um programa brilhante, mas O Lado B, apresentado por Bruno Nogueira, é a primeira aproximação fiel ao formato talk show tal e qual como ele deve realmente ser: à moda americana.

Como disse, o programa não é fabuloso, e ainda está na fase em que as coisas necessitam de algumas afinações, mas a verdade é que tem o ritmo certo, a duração certa e o apresentador certo, que não se importa, perante os convidados, de ceder protagonismo e partir para o que realmente interessa.

Para além disso, os sketches têm piada, estão bem feitos, arriscam q.b. e a produção do programa mostra-se atenta, desinibida e eficaz. O cenário é pequeno e relativamente anti-pindérico e ainda contém uma surpresa: o palco reservado para a banda convidada está situado entre o apresentador e o público, ou seja, há uma inversão de planos bastante agradável e (dado o historial televisivo nacional) revolucionário.

A última surpresa positiva, tem a ver precisamente com o convidado musical e com o facto das canções serem interpretadas sem o recurso ao famigerado playback. É bom, imprime energia e devia ser obrigatório em todos os programas de entretenimento das televisões portuguesas.

Honestamente já tinha desistido de Bruo Nogueira. Houve uma altura em que acreditei sinceramente que podia ser uma figura importante na comédia nacional. Depois a carreira foi-se instalando, a frescura desaparecendo e pensei que seria apenas mais uma figura aburguesada ao bom estilo das Produções Fictícias. Em bom tempo a RTP aproveitou-se da sua figura e da sua comicidade para dar vida a um programa que, não fosse pelo apresentador, teria o mesmo destino de tantos outros do género: era entregue a um Malato ou ainda pior, e morria ao fim de poucas semanas.

Ainda assim, o canal estatal não evita cair no mesmo erro irritante de quem gosta de gastar dinheiro para nada. Ou seja, empurra O Lado B para o Domingo às 23:30, um horário nada consentâneo com o tipo de público que habitualmente segue Bruno Nogueira. Mas enfim, nada a que a RTP já não nos tenha habituado...


2 Comments:

  • At 20:01, Blogger Miguel said…

    Apenas queria verificar se por acaso o artigo que saiu na Revista Unica no dia 17 de April é sobre si ? Nuno Matos: Sapateiro dos Novos Tempos ?

     
  • At 16:59, Blogger karmatoon said…

    Engraçadinho...

     

Enviar um comentário

<< Home