kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quinta-feira, setembro 17, 2009

"I'M JUST A RUMOUR"



O universo de Tom Waits.
Os universos de Tom Waits.
O homem que é uma verdadeira enciclopédia da música tradicional americana e dos seus folclores. O rural, descendente directo dos índios norteamericanos e dos colonos britânicos, e o urbano, criado na época da grande depressão. O folclore dos vadios, dos desempregados, os corner boys, as prostitutas; os carros, as corridas de cavalos dos desesperados, os dinners e as longas highways do midwest. Um folclore que originou um dos movimentos culturais e sociais mais importantes da sub-cultura dos EUA, a beat generation de Kerouac, Ginsberg e Burroughs.
Tom Waits, o vadio, wyno, com os seus eternos sapatos mouse-impalers e o chapéu em permanente estado de desidratação, que almoçava duas tostas de queijo e um brandy duplo, que desde os oitos anos não conseguia respirar sem ter um cigarro sem filtro entre a boca e o oxigénio. Tom Waits, que deixou de fumar, de beber e que se transformou num homem relaxado, paciente, provavelmente no seu auge criativo. Tom Waits, o homem que compôs algumas das mais belas canções da música americana da segunda metade do século XX. Respeitoso da tradição mais pura, do jazz, do blues, do bluegrass e do rock, mas também capaz de um experimentalismo seminal e que não serviu, ao contrário do que poderia ser esperado, para afastar o público do criador.

Isto para dizer que...
Durante as próximas semanas o TUP vai mergulhar de cabeça no mundo Waits. Serão milhares de páginas com centenas de canções (para ouvir e ler), milhares de entrevistas; biografias mais ou menos inventadas, locais mais ou menos reais e personagens, essas sim, absolutamente autênticas - mesmo aquelas que nunca existiram. Isto tudo para construir um espectáculo que julgamos ser absolutamente inédito em Portugal e que é algo com que sonho há mais de dez anos
.

1 Comments:

  • At 11:12, Blogger pinkpoetrysoul said…

    Gostava tanto de participar :( mas agora não dá, porque estou a viver em Lisboa :( beijinho e "Muita m****" para este projecto :)

     

Enviar um comentário

<< Home