kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sábado, agosto 01, 2009



O meu irmão Tiago, há já uns meses que inventa músicas no computador lá de casa. Rouba-me sons do Ipod, mete-os no programa que já domina razoavelmente, e cria novos a partir de coisas (mais ou menos) antigas. Até aqui os resultados eram desiguais; às vezes chegava muito perto do pretendido, outras, nem por isso. A semana passada surpreendeu-me por completo com uma nova música criada a partir de uma canção do angolano Waldemar Bastos, "Sofrimento". Chamou-lhe "Sentidos" e com razão. Rendi-me...
É bom vê-lo à procura de referências para novas invenções. Está a aprender música de uma forma que nunca me tinha ocorrido. Na busca constante por meros segundos que possam ser transformados em outra coisa qualquer, fica a conhecer folk, blues, jazz, rock, pop e country. Já sabe mais, hoje, de muitos clássicos de todos os géneros musicais que muitos da idade dele.
Ainda tem muito a aprender, mas já desenvolveu uma coisa que nem toda a gente tem ou procura: sensibilidade para a música. A leitura que faz das milhares de músicas que ouve, orientada pelo objectivo de encontrar uma malha sonora que lhe sirva de matéria prima, permite-lhe olhar as composições de um ponto de vista totalmente diferente e privilegiado.

O original


A música do meu irmão
Sentidos

1 Comments:

  • At 23:35, Blogger Carlos said…

    Pergunta aí ao teu irmão se está interessado em participar na banda sonora da mais contagiante série de ficção made in Portugal...
    Isto é uma boa malha pá!

     

Enviar um comentário

<< Home