kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quarta-feira, janeiro 23, 2008

HEATH LEDGER, 1979 - 2008







Acabo de saber da morte de um dos mais promissores jovens actores da actualidade e estou... chocado. Fico sempre assim quando sou confrontado com a morte e me lembro de como tudo pode ser tão imediatamente rápido.
Heath Ledger, com apenas 28 anos, deixa-nos um punhado de boas personagens, nem todas em bons filmes, é certo, mas todas elas carregadas de uma intensidade muito própria. Ok, era um ídolo teen, mas fica para a história pela forma destemida como foi contra todas as regras do star system quando participou em "Brockeback Mountain".
E porque era realmente um dos bons.
Só o crítico mais intencionalmente pessimista poderia fazer cara feia ao Joker de Ledger. No mais recente capítulo da saga Batman, o australiano cria, contra todas as opiniões - que previam o fracasso de tal escolha e que berravam «erro de casting» a cada oportunidade dada -, o melho joker de sempre e arrisca-se a roubar o filme só para ele. O mesmo é dizer, faz esquecer Jack Nicholson. E isto sem sequer ter visto ainda o filme. O trailer mostra tudo, e dá a conhecer, finalmente, o Joker que conhecíamos de algumas das histórias mais sinistras de Batman, doentio, demente e terrivelmente perigoso.
Heath Ledger estava actualmente a filmar "The Imaginarium Of Doctor Parnassus", de Tery Gilliam, mas a morte em Nova Iorque - presumivelmente o suicídio por meio de comprimidos para dormir - cortou-lhe a carreira ainda ela não ia a meio.
Fica o Joker...