kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quinta-feira, junho 28, 2007

NÃO AGUENTO MAIS!



Peço desculpa pela apropriação de título alheio, mas não há outra maneira de expressar uma sensação destas.
Porque não aguento mais tanta ignorância, tanto varrer para debaixo do tapete e tanto enterrar da cabeça na areia. E tudo porque são as soluções mais fáceis para um problema que só é problema… por causa da ignorância das pessoas.

Estou farto de te ver passar por mim no apertado espaço de um ginásio, e de perceber que vives na mais pura e absoluta ignorância em relação a todo este assunto. E fico triste por saber que és ignorante e por saber que a tua atitude – a que decidiste assumir sem pensar, certamente – se deve ao total desconhecimento de todos os ingredientes. Sabes, alguns desses ingredientes ajudar-te-iam a ver o quadro todo; a perceber que as coisas não são só – se é que alguma vez são – preto no branco. Há uma quantidade enorme de cinzentos e é nessa quantidade enorme de cinzentos que muitas das decisões dos homens são tomadas. E isso explica tanta coisa. Até explica que agora, depois de tanta coisa, tenhas decidido fazer de conta que eu não existo – embora eu acredite piamente que preferisses «saber» da minha existência para poderes acabar com ela, como tinhas anunciado ao mundo. Acredita em mim quando te digo que há um sem número de coisas que tu não sabes – não podes saber – que te iriam deixar tão esclarecido. Tantos detalhes que te escapam ao conhecimento que te fariam compreender as minhas motivações, que te ajudariam a saber que os coitadinhos… não são sempre coitadinhos, por muito sofrimento que lhes seja infligido. E é essa a vantagem de se ser ignorante. É que só os que sabem que determinado sujeito é ignorante, é que podem ter pena dele por essa mesma razão. Um ignorante não sabe que o é, logo… vive feliz na sua ignorância, e sente-se bem por poder atacar os que não entende, ou que entende à sua muito própria maneira. Talvez um dia, num acto de puro sadismo, alguém se decida a contar-te todos esses detalhes, para que te possas sentir uma merda pelo que pensaste, pelo que julgaste e pelo que vociferaste.

Não aguento mais que todos se tenham calçado de pantufas para poderem andar sem fazer grande barulho. Por ser mais cómodo, por ser mais fácil, por não incomodar tanto. Para poderem fingir que o chão que pisam, não é um chão que reage mal a saltos altos, tamancos de madeira e botas da tropa; que não é um chão que incomoda o vizinho de baixo e que não o deixa dormir. É tão mais fácil fazer de conta que tudo vai bem e que as coisas nunca foram senão normais, não é? É tão bom fazer de conta que as rotinas são as mesmas, nas mesmas condições, a mesma alegria desbravada, tudo na paz do Senhor. E é uma tão grande mentira. Uma tão grande desilusão…
E por isso não aguento mais que não saibam gerir uma situação tão simples e tão descomplicada e que optem pelo caminho mais limpo e aparentemente mais simples de percorrer, e que no entanto, é o único que não devia ser tomado. O único que só ilusoriamente resolve o problema, mas que em resultado, cria um sem número de outros problemas e dores de crescimento. Passos em frente que não podem ser dados atrás.

E agora pareço eu o vilão que se faz passar pela vítima.

E não aguento mais...

3 Comments:

  • At 17:52, Blogger baba said…

    Primeiro: vê lá que o gajo ainda te bate : )
    Segundo: não vale a pena!

     
  • At 23:21, Blogger Supirinha Amarela said…

    Primeiro: quem é que anda ai?

    Segundo: ai meu Deus a palavra que tenho que escrever para validar o comentário é smenita.

    Terceiro: quando tiver uma filha vou chamar-lhe smenita!

     
  • At 17:14, Blogger General said…

    diz a quem quer k seja k eu conheço pessoas k conhecem pessoas k estrangulam pessoas... E conheço o ribeirão

     

Enviar um comentário

<< Home