kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

segunda-feira, junho 25, 2007

Ditadura:

do Lat. dictatura
s. f.,
cargo ou dignidade de ditador;
sistema político em que o poder se concentra nas mãos de um indivíduo, de um grupo, de uma assembleia, de um partido ou de uma classe e que suprime as liberdades individuais;
fig.,
despotismo;
excesso de autoridade.






Ditador:

do Lat. dictatore
s. m.,
antigo magistrado romano que exercia poder absoluto;
indivíduo que, temporariamente, concentra em si todos os poderes do Estado;
por ext. pessoa autoritária, despótica, que usa de prepotência.






“Atualmente, a República Socialista de Cuba é um dos poucos países socialistas do mundo. Em 1959, Fidel Castro liderou a Revolução Cubana contra o ditador Fulgencio Batista e dois anos mais tarde instaurou um regime de orientação marxista e de partido único, o qual não permite opositores.”



Retirado da Wikipedia








O senhor Fidel Castro pedíu aos jovens comunistas cubanos que mantenham viva a revolução...

Isso significa que eles devem dar continuidade às torturas, às perseguições, aos presos politicos e a um total desrespeito pela liberdade do indivíduo, principalmente da liberdade de expressão?

1 Comments:

  • At 15:43, Blogger Carlos said…

    Atenção: nem 8 nem 80.
    É claro que não concordo com o regime fascista e opressor de Fidel, mas há que ter muito cuidado quando se fala de Cuba. A ilha tem uma tradição cultural e características sociais que foi desenvolvendo graças à ditadura e, se de repente se abrirem fronteiras a um capitalismo desenfreado, corre-se o risco sério de colocar os cubanos numa situação bem pior.

     

Enviar um comentário

<< Home