kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quinta-feira, junho 21, 2007

É MERECIDO, DESCULPEM...

Eu sei, sou suspeito, o gajo é meu amigo.
Mas eu quando não gosto, não gosto e faço questão de o dizer. Quando gosto, dou o devido mérito, realço, e dou os parabéns.

Houve uma altura na minha vida, em que não suportava o senhor Carlos Moura. Não gostava do fulano, irritava-me, fazia-me espécie. Conhecia-o mal, mas, e não me acontece muitas vezes, não gostava dele. Felizmente, o tempo serviu para me mostrar que o rapaz é bom rapaz e mercedor de todo o meu respeito. Isto para dizer que, na minha opinião - e mesmo quando eu o não suportava -, o Carlos Moura sempre foi o único stand up comediant digno desse nome em Portugal. É o único a respeitar à regra os dítames dessa mui bela arte performativa - e já agora, a ter realmente piada.

Vendo uma actuação sua, rapidamente se percebe que o moço, atento e perspicaz como eu sei que ele é, bebeu bem das suas influências e aprendeu bem a lição. Tudo nele se conjuga para que o set seja, do ponto de vista técnico, perfeito. E é. E tem graça, não me canso de o dizer. É atento, usa normalmente de factos recentes e a outros a que normalmente não estamos atentos, ou habituados a vê-los de determinado ângulo, e tudo isto sem recorrer à brejeirice a que os restantes comediantes da nossa praça nos habituaram. É polido, articulado, e sabe usar as palavras. Para além disso, tem a experiência e a segurança para dar a volta às situações quando estas correm menos bem. Já tive a oportunidade de ver o moço safar-se em grande estilo de ambientes mais agrestes e adversos à comédia.

Sim, eu sei, isto tudo cheira a graxa. Mas seria ridículo acreditar que só podemos valorizar quem e o que não conhecemos, para não sermos acusados de compadrio. O Carlos Moura é bom, e arrisco mesmo em afirmar, ser ele um dos melhores comediantes portugueses da actualidade. Sim, também sei que os Nogueiras e os Pereiras é que andam nas bocas do povo, e é que dão entrevistas, e fazem séries de televisão e anúncios e tal. E depois? Embora também aprecie as suas carreiras, acho que já deu para perceber que isso tudo em Portugal quer dizer muito pouco.

Que me perdõem os outro stand up comediants que conheço. São alguns e respeito o trabalho de todos - aliás faço questão de colocar aqui, assim que estiver disponível, set de um outro amigo, participante há dias do programa Sempre Em Pé, e que correu muito bem -, mas o rapaz Moura está à frente da concorrência uns metrinhos.



3 Comments:

  • At 11:02, Blogger Carlos said…

    Pior do que o teu post, só o facto de ser o gajo a quem te referes o primeiro a comentar. Mas vamos a isto:
    1º Obrigado
    2º É óbvio que exageraste
    3º Conheço alguns comediantes que estão cada vez melhores mas que, infelizmente, não têm (ainda) a exposição mediática que merecem
    4º continuo a defender que qualquer comediante deve sempre apostar na média de qualidade e não nos picos de explosão, ou seja, deve trabalhar para ter um nível constante de qualidade, evolutivo mas constante, em vez de ter um grande "pico" de carreira. Não se deve atirar a fasquia para os píncaros, com risco de não aguentar a bola lá em cima...
    5º o que me chateia são os grandes comediantes que andam a fazer outras coisas, como teatro no TUP

    Um abraço

     
  • At 11:20, Anonymous Anónimo said…

    Caro moura,

    Senti o chuto na canela e venho por este meio defender-me:

    o TUP é uma instituição com sessenta anos de história, e que foi de uma importância vital para o teatro universitário no Porto e não só.

    Quanto ao facto de ser ou não um grande comediante...
    Acho que para tal, é necessário disciplina e "trabalhar para ter um nível constante de qualidade, evolutivo mas constante, em vez de ter um grande "pico" de carreira". Ora, nunca fui rapaz para concentrar toda a minha criatividade numa folha de papel, nem naqueles que sacamos do bolso para improvisar um bloco de apontamentos. De nada me vale ter idéias, não é?
    Por isso mesmo admiro a tua forma de trabalhar, caro Moura, que vai à luta, hoje como sempre foste, e que acreditas sempre que és capaz.

    Em relação aos "comediantes que estão cada vez melhores", gostava sinceramente de os ver trabalhar. É que isto parece não ter evoluido assim ,muito, pois não?

    Abraço,
    O Comediante Que Faz Teatro No TUP e Que Tu Nunca Vieste Ver Actuar

     
  • At 11:38, Anonymous Anónimo said…

    eu queria muito fazer um comentário assim daqueles a atirar para a perspicácia, sagacidade, rasando a ironia.. mas talvez quando eu conseguir apanhar o meu queixo do chão, eu volte...
    passar bem!

     

Enviar um comentário

<< Home