kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

segunda-feira, maio 21, 2007

ZODIAC


De cada vez que David Fincher lança um filme novo, o meu coração palpita um bocadinho mais forte. Assim como se de uma paixão de liceu se tratasse. Afinal foi este o homem que mudou a minha maneira de ver cinema, e isto aos 22 anos e depois de já ter visto muito filme.
O moço recriou o cinema em tantas vertentes diferentes que chega a meter nojo. Do film noir ao thriller puro; da ficção científica ao puro entretenimento através da manipulação de imagens - e do espectador também -, Fincher inovou, inventou e basicamente criou um novo sub género de cinema. O estilo «Fincher» impôs-se no cinema americano, e com apenas meia dúzia de obras – primas, claro. Alien 3, Seven, The Game, Fight Club, Panic Room e este Zodiac, que estreou esta semana em Portugal.
Todos os filmes anteriores ficam na memória de quem os vê, nem que seja por uma razão técnica, um movimento de câmara que não existe, uma interpretação de um actor, ou um argumento em que mais ninguém pegaria. Fincher é único, e na minha opinião, líder destacado deste grupo recente de novos realizadores americanos.
Quanto a Zodiac
E se não fosse de David Fincher, outras razões haveria para o ir ver urgentemente a uma sala de cinema: para já, porque filma a história verídica de um serial killer que assombrou a Califórnia da década de setenta – a mesma história que já tinha influenciado Andrew Kevin Walker a escrever o argumento de Seven. E porque apresenta um elenco sem nomes de primeiríssima linha, mas composto por jovens valores do mais alto gabarito, em contracena com alguns ilustres secundários. Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo e Chlöe Sevigny; Brian Cox, Elias Koteas e Robert Downey Jr., e isto só para mencionar alguns.

Portanto, este é um dos obrigatórios, e não digam que eu não avisei.
E já agora, e a título de curiosidade, Fincher está já a filmar a sua nova produção, uma história de F. Scott Fitzgerald intitulada The Curious Case Of Benjamin Button, com Brad Pitt e Cate Blanchet. Promete? Não sei, eu sou suspeito…
Esperem, não se vão embora! Diz quem viu que a reconstituição da época retratada em Zodiac é impressionante. De tal forma se empenhou Fincher nesta reconstituição, que recuperou inclusive os logotipos de então utilizados pela Warner e pela Paramount.
Agora sim, podem ver o trailerzinho...





Etiquetas: