kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quinta-feira, maio 17, 2007

Don McCullin




Não costumo gostar muito de chavões, mas neste caso tenho de me render. Não vou fazer figura de urso e falar de um homem que deu mais à fotografia que todos os mini-labs de Tóquio juntos.

Digo só isto: esteve em quase todas aquelas zonas onde ninguém estaria nem por todo o dinheiro do mundo. Vietname, Irlanda do Norte quando as coisas por lá eram bem mais complicadas do que agora, em África, fotografando os infectados com SIDA e as condições em que viviam, na guerra do Chipre e em tantos outros conflitos em tantos outros países.



O seu trabalho é de tal forma poderoso, que quando a Inglaterra entrou em guerra com a Argentina pelo domínio das Ilhas Malvinas, o governo britânico recusou-lhe a autorização para viajar até lá e fotografar o conflito.




A sua Nikon parou uma bala que lhe era destinada, e farto do mundo que fotografar, proferiu um dia estas palavras: "Já fui manipulado, e em resposta já manipulei outros, ao registar as suas respostas ao sofrimento e à miséria. Por isso, há culpa em todas as direcções: culpa porque não pratico a religião, culpa porque fui capaz de me afastar enquanto este homem morria à fome ou era morto por outro homem com uma arma. E estou cansado da culpa, cansado de dizer a mim próprio eu não matei aquele homem naquela fotografia, eu não matei à fome aquela criança. É por isso que quero fotografar paisagens e flores. Estou a sentenciar-me à paz.