kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quinta-feira, maio 17, 2007

Celebra-se hoje o dia mundial contra a homofobia, um problema demasiado importante e grave para não se olhar para ele com especial atenção.
Vivemos num país ainda com demasiados preconceitos, e este é apenas um deles.
A título de exemplo, refira-se que o Instituto Português de Sangue recusa terminantemente homosexuais como dadores.
É muito simples: toda e qualquer pessoa que se queira inscrever no dito organismo como dador de sangue tem de preencher um questionário. Ora, uma das perguntas nesse questionário diz respeito à orientação sexual do indivíduo(!), e é, de acordo com a resposta dada, que o Instituto decide se essa pessoa pode ou não ser dadora. Ou seja, não existe nenhuma questão relativa a comportamentos sexuais de risco, e o próprio presidente do IPS afirma que a filtragem de potenciais dadores através da orientação sexual de cada um existe única e simplesmente para garantir a boa qualidade do sangue armazenado.
Portanto, de acordo com o IPS, todo o homosexual apresenta à partida um comportamento considerado como sendo de risco.
Será que esse mesmo presidente tem consciência de que existem, hoje em dia, muitos mais casos de HIV em heterosexuais do que em homosexuais?
Será assim tão óbvio que todas as pessoas podem ter esses comportamentos de risco, e que o problema não é exclusivo da população homosexual?
Será que ainda vivemos no século XIX?