kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

terça-feira, maio 22, 2007




Não resisti e fui a correr ver ontem o tal novo filme de David Fincher de que tinha aqui falado, Zodiac.


E é mesmo bom.


Se fosse um filme 100% Fincheriano, diria excelente, mas a verdade é que este não é mais um filme tipo na carreira do americano. Este cheira a Sidney Pollack por todos os poros. É calmo, controlado, pausado e muito, muito elegante. A sombra da sua filmografia mais negra, aparece apenas nas cenas em que seguimos o assassino na práctica dos seus crimes - hediondos, diga-se. De resto, nada em Zodiac é show off. Tudo faz sentido e tem um sentido. Todos os actores têm um propósito. Por isso mesmo é que todos os actores são, de alguma forma, caras conhecidas, sejam do grande ecrã, ou de séries televisivas que nos vão invadindo os nossos quatro canais.


Excelentes interpretações, excelente câmara, excelente fotografia e virtuosa montagem, e magnífica banda sonora - como já era de prever.


Maravilhoso Robert Downey Jr., a merecer desde já uma nomeação para o Oscar de melhor secundário - se é que este filme não fazia já parte dos que estiveram em competição este ano -, no papel vagamente gay de um reporter com tiques de diva e manifestamente a borrifar-se para o sistema editorial do jornal que o emprega. Fenomenal também Jake Gyllenhaal, sobrio, calmo e pausado, uma personificação de todo o ambiente do filme.



É compreensível o desânimo de alguns espectadores à saída da sala. Zodiac não é um filme de terror, não é um thriller, nem sequer aproximadamente um filme de suspense. É um filme de homens em torno de uma sequência horrenda de crimes, e de como as suas vidas foram sendo lentamente afectadas pelo desenrolar dos acontecimentos. É um filme de diálogos saborosos e adultos; credíveis e tão humanos.


A título de exemplo, uma sequência absolutamente notável e que, sem se notar, coloca à prova os nervos do espectador. Quando os três detectives se deslocam a uma fábrica para interrogarem o mais que provável responsável pelos assassinatos, e se vêm emparedados entre um role de provas mais do que evidentes, e a impossibilidade de agirem no momento. Quando assistem, impotentes, à saída em grande do indivíduo - quase em declarado desafio - da mesma sala para, provavelmente, nunca mais o conseguirem apanhar. Genial, brilhantemente filmada e ainda melhor interpretada. Nas caras dos quatro actores, percebe-se que todos sabem o que se está a passar; toda a frustração e raiva de um lado, e toda a gabarolice infantil de quem se está inacreditavelmente a safar, do outro. Linda!




Nem tudo é assim tão bom, em Zodiac, e por isso mesmo o meu «apenas» "mesmo bom". A verdade é que o realizador não consegue evitar que o filme se vá abaixo assim lá para o meio; que perca gás, e que a energia contida até aí, se transforme numa certa sonolência e preguiça. Mesmo assim...


Zodiac é um dos filmes maiores do ano, e merece uma segunda visão. Segunda visão essa que tenciono ter muito em breve.


4 Comments:

  • At 19:31, Blogger baba said…

    E os 45 minutos de filme que NAO VISTE PQ ADORMECESTE?????? OK, eu sou a nazi do adormecer. Mas que culpa tenho se o soninho só me chega qdo já está tudo a dormir à minha volta e eu digo para o meu cérebro: Pronto, agora é para adormecer. Fecho a luz e lá vou eu, enrolada nos cheiros à volta, sonhar a mil à hora!
    Dsde os dois anos que devo ter adormecido umas cinco vezes à tarde e umas vinte a ver televisão... e o resultado não foi nada bom. Acordo em pânico!

     
  • At 08:53, Blogger karmatoon said…

    COM MIL MILHÕES DE RAIOS! SEJA EU UM MILIGRAMA DE RANHOCA NA PANÇA DE UMA LAPA AGARRADA A UM CALHAU NUMA IMENSA PRAIA DA ISLÂNDIA AÇOITADA POR VENTOS DEMONÍACOS E CHUVA INFERNAL E MIJO DE VIKING SE NÃO FOI ESTE O MAIOR COMENTÁRIO DE SEMPRE DA MENINA BAZUL!!!!
    Que honra imerecida, que orgulho desmedido em ostentar o meu blog a partir deste momento!
    Vou emoldurar esta janela, e pespegar com ela na parede de minha casa...
    Quando tiver uma... parede.
    Ainda bem que a menina Bazul não mencionou no seu mui belo e bem escrito coment (que isto em estrangeiro é bem mais chique) que apenas cedi à doçura da sesta cinematográfica por ter dormido apenas trÊs horas nessa noite para que alguém - não posso agora imaginar quem - pudesse dormir mais um bocadinho em paz. Tal pormenor teria manchado o brilhantismo de um coment tão riquinho.
    Viva Bazul! Viva a Islândia!! Viva o mijo de viking!!!

     
  • At 16:24, Blogger baba said…

    olha... caralhinhos!

     
  • At 18:41, Blogger karmatoon said…

    Ah, esta rapariga mostra ser uma verdadeira descendente dos exploradores nórdicos! Intrépida, valente, arrojada e bruta como os comboios. E alta e loura também...

     

Enviar um comentário

<< Home