kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

segunda-feira, março 05, 2007

Fantasporto 2007 - Final


E do final pouco ou nada há a dizer.
A qualidade dos filmes baixou drasticamente, e pouco mais haveria a acrescentar. Um festival que até começou bem, mas que acabou por ceder aos problemas do costume.
Em 51 sessões apresentadas no Grande Auditório do Rivoli, 10 eram provenientes de países do oriente - Coreia, China, Hong Kong e Japão -, e seis de nuestros hermanos. Conclusões? Muito claras. Falta de variedade de cinematografias e a certeza - muito mais do que uma sensação - de que o Fantasporto é uma instituição comprometida com interesses de distribuidoras dos países referenciados. É pena, porque isso não contribuiu em nada para um aumento de qualidade do certame.

De resto...
Fica na retina o muito bom The Cloud, do alemão Georg Schnitzler. Podia ser um filme catástrofe, já que trata de uma monstruosa fuga radioactiva que ameaça uma pequena cidade alemã e todos os seus ocupantes. No entanto, e depois do caos inicial e natural, The Cloud passa directamente para um filme acerca de um amor plantado no meio de uma situação dramática e tão potencialmente real. E o filme não tenta disfarçar essa intenção panfletária. É claramente um aviso aos senhores do nuclear.
Mas é um filme. E bom, diga-se. E mostra-nos algo em que o Fantas costumava ser pródigo: novidade. Neste caso na figura de uma actriz juvenil mas que se comporta como se já tiveese décadas de profissão. Merecia, provavelmente, outro tipo de atenção por parte do juri na hora de premiar as interpretações, mas... Sobre isso não me vou pronunciar.

E quanto a esses tais prémios...
Consultem o site oficial. E é só.

A sessão de encerramente prometia, como já tinha aqui afirmado.
Acabou por ser uma pequena desilusão. Não sendo um mau filme, The Fountain, de Darren Aronofski, também não chega nunca a arrancar verdadeiramente. É morno, algo confuso, e nem por isso bem interpretado. O realizador prometia, já que era responsável por dois anteriores filmes, muito originais e fresquinhos. A frescura ficou-se por ali. Excelente banda sonora, presumo que da responsabilidade dos Kronos Quartet - que já haviam assinado a partitura de Requiem For A Dream, a obra anterior de Aronofski.



Portanto, mais uma vez o Fantas a deixar um sabor de boca pouco intenso e sem sal nenhum. E, mais uma vez, sempre pelas mesmas razões, o que não deixa antever nada de bom para as próximas edições.

Etiquetas:

1 Comments:

  • At 23:39, Blogger Fredy said…

    so vi um filme no fantasporto e foi o the cloud.. tambem eu gostei muito.. tanto gostei que queria saca-lo da net e puz-me agora à procura dele (foi assim que achei o teu blog :p) espero acha-lo se bem que sei que vai ser quase impossivel! mas gostava de ficar com ele pois é memso bom :)

    coumprimentos

     

Enviar um comentário

<< Home